Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Prefeitura inova e utiliza concreto reciclado em pavimentações de vias

Uma iniciativa de grande valor ecológico esta sendo adotada com o uso de restos de concreto como base para as obras de asfalto

No Centro Industrial Mauá as obras já estão na fase final aguardando apenas a aplicação do Asfalto Usinado

No Centro Industrial Mauá as obras já estão na fase final aguardando apenas a aplicação do Asfalto Usinado

É crescente nas cidades o acúmulo de resíduos produzidos pela Construção Civil e isto, representa um problema a ser enfrentado pelas administrações públicas. A destinação destes dejetos, sempre representa riscos ambientais e então o grande dilema de como e o que fazer no descarte estes materiais. Em Colombo, após vários estudos e o acompanhamento da utilização dos resíduos de concreto por empresas da iniciativa privada, surge a solução com ganhos importantes tanto para o meio ambiente quanto para a economia na realização de obras de pavimentação Asfáltica.

Segundo o Secretário Municipal de Obras, João Maria Rodrigues que teve a ideia da utilização destes materiais na base (Fundação) antes da aplicação da manta Asfáltica, trata-se de uma ação que é pioneira apenas por parte da Prefeitura, já que acompanhou por vários anos a utilização do concreto reciclado em grandes obras. “Temos em Colombo um grande volume deste material que estava sem uma destinação correta. Vários estudos foram realizados com este material e os resultados são ótimos. Representa não só pela economia, mas também pela qualidade e resistência que oferece à obra. É claro que outro ganho importante está na questão ambiental com a melhor destinação possível a todos estes entulhos”. Disse o Secretário.

Secretário João Maria apresenta o material para a base sustentável na obra de Pavimentação

Secretário João Maria apresenta o material para a base sustentável na obra de Pavimentação

A primeira obra de pavimentação a receber a aplicação deste material está sendo realizada na Rua Antonio Hamilton Baggio, no Centro Industrial Mauá. Tudo está sendo preparado para que na próxima sexta-feira seja aplicado o Asfalto Usinado.

Algumas empresas na região, já estão atuando no preparo destes materiais. Em Colombo, está em fase de implantação mais uma empresa que vai usinar concretos, tornando-os utilizáveis nesta proposta inovadora beneficiando a população colombense.

Fotos: João Le Senechal
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em: BLOG colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC, INSTAGRAM: @colombopmc e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br