Prefeitura Informa: Gruta do Bacaetava, Museu e Memorial passam por revitalização

Troca de portas, substituição de janelas e reforma de banheiros são alguns dos serviços executados; obras vão até o mês de junho

Na área externa da Gruta, haverá revitalização nas calçadas de paralelepípedos

Colombo é uma terra de belas paisagens e lugares históricos, por isso um dos grandes pontos fortes do município é o turismo. Atualmente, três dos destinos preferidos, tanto de turistas quanto dos moradores, estão passando por obras de revitalização para melhor atender ao público.

As datas de finalização das obras no Parque Municipal Gruta do Bacaetava, Museu Municipal Cristóforo Colombo e no Memorial do Imigrante Italiano foram alteradas, em função de ajustes finais importantes para a qualidade dos serviços realizados nos locais, mas em junho estarão prontos para receber o público.

Para a prefeita Beti Pavin as obras não apenas readequam os locais, mas também contribuem para a valorização dos colombenses. “Os espaços que estão sendo revitalizados não são apenas pontos turísticos, eles contam a história do nosso povo e mostram para as novas gerações o valor que tem a nossa gente”, afirma.

Gruta do Bacaetava

As obras contemplam serviços de troca de portas na recepção, troca e manutenção de tubulação elétrica e hidráulica para a instalação de bebedouros e split de teto na sala de vídeo, reforma dos banheiros e lavatórios e a construção de depósitos de materiais. Na área externa, haverá revitalização nas calçadas de paralelepípedos e as churrasqueiras serão reformadas com a finalidade de atender um grupo maior de pessoas e também servir de posto de atendimento.

O parque foi inaugurado em maio de 2000, mas recebe visitas desde o século XIX, quando foi descoberta por acaso pelo imigrante italiano Antônio Gasparin. O local constitui o patrimônio espeleológico mais importante da região e abriga um acervo vivo de mata nativa da região.

Museu Cristóforo recebe obras de restauração

Museu Cristóforo Colombo

Os serviços executados no museu se concentram na reforma e restauração do local, que por se tratar de uma estrutura de madeira precisa de readequações.

O Museu, que abriga o acervo municipal desde a era indígena até os dias atuais, está anexo no Parque Municipal da Uva. A casa é uma replica da Societá Italiana de Mutuo Socorso Cristóforo Colombo. Ela funcionava como escola, onde as aulas eram ministradas em italiano. As consultas médicas também eram realizadas neste local, quando o médico visitava a cidade. Além de servir como ponto de encontro dos italianos.

Reposição de tábuas e a descupinização interna e externa, são alguns dos serviços realizados no Memorial do Imigrante Italiano

Memorial do Imigrante Italiano

Será realizada a reposição de tábuas, a descupinização interna e externa, substituição de janelas danificadas, reassentamento de pedras no entorno da casa, lixamento e enceramento de todo o assoalho, e a pintura interna e externa do Memorial.

A casa Eugênio Mottin, construída em 1922, foi relocada para o Parque Municipal da Uva e hoje é a casa que representa todos os imigrantes italianos de Colombo. Nela, o passado se faz presente através de pequenos detalhes, objetos, utensílios, roupas e memórias que relembram os primeiros que na cidade chegaram.

Foto: João Senechal/PMC