Prefeitura entrega fardamentos aos bombeiros aprendizes

Os 84 alunos que participam do projeto nos núcleos do Rio Verde, Osasco e Vila Zumbi dos Palmares receberam fardas que serão utilizadas nos treinamentos

A solenidade de entrega do fardamento para 84 jovens integrantes do projeto “Bombeiro Aprendiz” foi realizada na última quinta-feira (11), no auditório da Regional Maracanã. Autoridades, pais e mestres reverenciaram ao som do Hino Nacional, Hino do Município e canção do Soldado de Fogo que é o Hino oficial da Corporação dos Bombeiros do Paraná. Após, se emocionaram, com a postura e apresentação dos jovens, ao vê-los encenar procedimentos de primeiros socorros em casos de acidente de trânsito e, combate a incêndios.

O Projeto é uma parceria entre Ministério da Justiça através do Programa Nacional de Segurança com Cidadania, 7º Grupamento de Bombeiros e a Prefeitura Municipal de Colombo, através da Secretaria da Ação Social e Trabalho. Atende 200 jovens de 15 a 24 anos. As aulas são realizadas em três núcleos localizados na Vila Zumbi, nos CRAS do Rio Verde e Osasco, onde aprendem critérios de prevenção através de atividades educacionais, culturais e esportivas.

Na ocasião, a Prefeita Beti Pavin, presente na solenidade, elogiou e parabenizou os jovens. “Vocês estão tendo a oportunidade de melhorar nossa sociedade. Fazem a diferença e com certeza irão colher os frutos de suas ações. Parabéns, continuem em frente, temos muito orgulho de vocês” declara.

A Câmara Municipal de Colombo esteve representada no evento pelo Vereador Gil Gera, que lembrou seu passado como “Menino de Rua” e destacou que acreditando no seu potencial, conseguiu se tornar um educador e agora, vereador da cidade.

Já o vice-prefeito, Ademir Goulart declarou compromisso de buscar a continuidade deste programa pelos benefícios que trás à juventude colombense.
Em tom emocionado, a secretária de Ação Social e Trabalho, Maria da Silva Souza, destacou os envolvidos no desenvolvimento do projeto. “É maravilhoso saber que as instruções que estes jovens recebem hoje irão acompanhá-los por toda a vida. Sempre teremos desafios, mas são eles que nos dão à oportunidade de vencer”, acrescentou.

Para o coordenador do Bombeiro Aprendiz, Raul Cezar Dangui Moraes, é gratificante sentir que colabora e contribui com a formação de cidadãos conscientes na construção de uma sociedade melhor.

Participaram também da solenidade o 2º Tenente do Corpo de Bombeiros de Colombo, Nicolas Kaneko Leal, diretora de Gestão Básica de Assistência Social, Maria Helena, diretora da Gestão Especial de Assistência Social, Nilva Wolppi.