Prefeitura e Sanepar firmam contrato para os próximos 30 anos

Um dos principais pontos é atingir o índice de atendimento com coleta e tratamento de esgoto em 80%, até 2028

A Prefeita Beti Pavin assinou o Contrato de Programa para Abastecimento de Água e Coleta de Tratamento de Esgoto firmado com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Na tarde da última quinta-feira, 05, na Câmara Municipal de Colombo, a Prefeita Beti Pavin assinou o Contrato de Programa para Abastecimento de Água e Coleta de Tratamento de Esgoto firmado com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Além disso, foi divulgado também o projeto para a construção do Parque Linear do Palmital.

Cerca de R$ 681,8 milhões serão investidos nos sistemas de água e esgoto durante a vigência do contrato – que é de 30 anos. Um dos principais pontos é atingir o índice de atendimento com coleta e tratamento de esgoto em 80% até 2028. Atualmente, o município conta com um índice de 60,8% – já a média nacional de coleta de esgoto é de 50%.

“Esse contrato foi discutido por dois anos com a participação de muitos agentes entre ONG’s, população, vereadores e o Ministério Público para que, hoje, essa assinatura se realizasse. Água é vida, é saúde e buscaremos sempre melhorar os índices de saneamento básico de nossa cidade. Então ficamos muito felizes por mais essa conquista e assim levar mais qualidade de vida a todos”, destacou a prefeita.

Além disso, foi repassado ao município um recurso de R$ 5,382 milhões para o Fundo Municipal de Saneamento Básico e Ambiental de Colombo (FMSBA) para ser utilizado no Parque Linear do Palmital. O objetivo é de que nos próximos meses a obra inicie e o Rio Palmital, além de se tornar um manancial de abastecimento, também seja um espaço de lazer para a população local.

“A Sanepar tem 55 anos de dedicação aos cidadãos e ficamos muito contentes de estar em Colombo assinando esse contrato que prevê benefícios para os colombenses. Além disso, são investimentos importantes que se estenderão durante toda a vigência da prestação de serviço”, disse o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche.

Após a assinatura do contrato, as ações de melhoria do sistema de esgoto terão como objetivo também preservar a Bacia do Rio Palmital. Mais de R$ 1,3 milhão serão investidos na vistoria das ligações de esgoto de 35 mil imóveis. Além disso, há previsão de recursos destinados para vistorias em fossas sépticas nas áreas rurais da bacia do Palmital, que é um dos responsáveis pelo abastecimento da cidade.

O Deputado Estadual Luiz Cláudio Romanelli esteve presente e ressaltou a importância da parceria entre município e Estado. “É um momento de extrema importância para o futuro de Colombo. Sabemos que há muitos desafios ainda, mas quando o município e o estado se unem em prol do bem da população, as coisas dão certo. E, para ter uma cidade com qualidade de vida é necessário investir em saneamento”, ressaltou.

Estiveram presentes na cerimônia de assinatura do contrato o vice-prefeito Sérgio Pinheiro; a Chefe de Gabinete, Vera Pavin Barbosa; o Secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato; o Secretário de Obras e Viação, Agnaldo Santos; o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antônio Ricardo Milgioransa; o Secretário de Saúde, Antônio Barth; o Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Marcio Strapasson; o Secretário de Governo, Luiz Gilberto Pavin; a Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tania Mara Tosin; o Secretário Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo e o Secretário de Administração, José Mauri Henemman.

Participaram também o Presidente da Câmara Municipal de Colombo, Vagner Brandão; os vereadores Issa, Dolíria Strapasson, Angelo Bertinardi, Gil Gera, Marcos Dumont, Pastor Jerçon, Vardão, Elcio do Aviário, Sidnei Campos; o Superintendente da Regional Osasco, Fábio Schueller, o Presidente da Autarquia Colombo Previdência, Elizeu Ribeiro dos Santos; o Controlador Geral do Município, Edson Strapasson; diretores da Sanepar e demais população.