Prefeitura e Governo do Estado firmam convênio que auxiliará nas ações desenvolvidas pela área da Assistência Social

Repasses de recursos vindos do Estado serão destinados aos atendimentos realizados pelo Serviço Especializado e Acolhimento as Pessoas em Situação de Rua, por meio do Centro POP

Os recurso destinados ao município auxiliarão nos atendimentos realizados, principalmente, no Centro Pop

A Beti Pavin participou de uma reunião com governador Beto Richa e a secretaria estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa para firmar um termo de adesão ao processo de cofinanciamento para serviços de PSE

O encontro aconteceu na manhã, desta segunda feira, 28, no Palácio das Araucárias, em Curitiba

Na manhã, desta segunda feira, 28, a prefeita de Colombo, Beti Pavin participou no Palácio das Araucárias, em Curitiba, de uma reunião com governador Beto Richa e a secretaria estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa para firmar um termo de adesão ao processo de cofinanciamento para serviços de Proteção Social Especial (PSE). Ao todo, quarenta municípios participaram do encontro.

O governador Beto Richa afirmou que as administrações públicas só se justificam se produzirem ações para melhorar a vida das pessoas. “É preciso, evidentemente, um olhar especial para aqueles que mais precisam do poder público para ter uma condição de vida melhor”, disse Richa.

A iniciativa tem como objetivo beneficiar três modalidades de atendimento: Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua e Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias. O programa terá investimentos de R$ 780 mil do Governo do Estado e o Governo Federal.

Este convênio conta com repasses mensais, vindos do Fundo Estadual de Assistência Social. “Colombo e outros municípios contam constantemente com a parceria do governador Beto Richa, que sempre que possível, atende as nossas reivindicações e necessidades. E com estes recursos, podemos oferecer mais qualidade no atendimento à população,” ressaltou a Prefeita Beti Pavin.

Para a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza, que também participou da reunião, os recurso destinados ao município auxiliará nos atendimentos realizados, principalmente, no Centro Pop. “Estamos empregando a solidariedade humana quando exercemos os trabalhos com as pessoas em situação de rua, que muitas vezes possuem seus direitos violados. Lembrando que o município vem desenvolvendo estas ações com o apoio de diversas entidades e do Governo do Estado e Federal”, destaca a secretária da pasta.

Sobre o Centro Pop
Inserido nas ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Colombo, o Centro Pop, trata-se de uma unidade de Média e Alta Complexidade e Compreende a os Serviços Especializados para Pessoas em Situação de Rua, Serviço Especializado em Abordagem Social e ainda ações de Alta Complexidade com a oferta do Serviço de Acolhimento.

Em funcionamento desde o dia 18 de agosto de 2014 neste espaço físico, muito embora o Serviço de Abordagem Social e de Encaminhamentos já estivessem ocorrendo desde o mês de junho de 2014, Centro POP já apresenta números significativos tendo atendido 57 pessoas, configurando um volume total de 229 procedimentos. Já foram realizados 12 acolhimentos desde o mês de Setembro de 2014.

Pessoas com idade superior aos de 18 anos, do gênero masculino e feminino, em situação de rua, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos e inexistência de moradia convencional regular, que estejam utilizando logradouros públicos e áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente.

Para mais informações nos telefones: 3605-3371 e 3605-3367.

Foto: João Senechal/ PMC