Prefeitura divulga balanço de atendimentos prestados pelo SAMU 192 em Colombo

WebMaster 12 de janeiro de 2017

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgências que iniciou no mês de dezembro, conta com 187 atendimentos

 

Prefeitura divulga balanço de atendimentos prestados pelo SAMU 192 em Colombo

Prefeitura divulga balanço de atendimentos prestados pelo SAMU 192 em Colombo

O atendimento do SAMU começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde divulgou o balanço de atendimentos prestados pelo SAMU Colombo, desde o início de funcionamento. Ao total, foram 187 pessoas atendidas no mês de dezembro. O número de pessoas que tiveram auxílio do SAMU 192 – de 20 a 50 anos ganharam destaque, 77 atendimentos contabilizados. Atendimentos clínicos marcaram 92 casos, traumas foram registrados 22 atendimentos e 17 pacientes transferidos.

A base do SAMU Metropolitano em Colombo ficará localizada ao lado do Pronto Atendimento do Alto Maracanã com o intuito de otimizar o tempo resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços de saúde de referência.

Rapidez no atendimento

O novo serviço disponibilizado pela Prefeitura Municipal tem como principal objetivo chegar antecipadamente à vítima – após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica e psiquiátrica.

“São casos que podem levar a sofrimento, as sequelas ou mesmo a morte. É de um serviço de Atendimento Pré-hospitalar (APH), que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível”, explica o Secretário de Saúde, o médico Darci Martins Braga.

Ainda de acordo com as informações do secretário, a Prefeitura ao compor o SAMU, passa a ter acessos a outras Centrais de Regulação fortalecendo desta forma a rede de Urgência e Emergência, possibilitando a abertura de outras portas de entrada do nível terciário minimizando o tempo de permanência dentro das nossas Unidades de Pronto Atendimento.

Sobre o convênio

A Prefeita Beti Pavin integrou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, Micro Região Leste, através de um convênio inédito entre Colombo, Pinhais e Piraquara.  A população colombense conta com duas ambulâncias de suporte para chegar antecipadamente à vítima.

“Trabalhamos fortemente para entregar este serviço para nossa população, pois é inadmissível estes três municípios ainda não contarem com o Samu. E a partir desta parceria vamos trazer resultados positivos e com qualidade. Acabou aquele momento em que as pessoas tinham que ficar esperando para serem atendidas”, comemora a Prefeita Beti Pavin.

Para a viabilidade da implantação do SAMU, a Prefeita Beti e os prefeitos de Pinhais e de Piraquara firmaram um convênio junto ao Consórcio Metropolitano de Saúde (Comesp) que custearão por meio de rateio, uma Unidade de Suporte Avançado de Vida para atender as legislações vigentes.

No dia 1º de dezembro o município de Colombo passou a compor o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências – SAMU 192 – Metropolitano. A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde disponibiliza duas ambulâncias, ou seja, Unidades de Suporte Básico de vida (USB) –localizadas estrategicamente na Base do SAMU para integrar a rede.

 

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal/ PMC