Prefeitura distribui sete mil mudas de parreiras para produtores rurais

O objetivo do programa é fomentar o desenvolvimento no município e fortalecimento da viticultura

O programa subsidia 80% do valor para mudas de parreirais e neste ano foram beneficiados 20 agricultores do município.

A Prefeitura de Colombo distribuiu na manhã desta quinta-feira, 26, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, localizada na Rua Pedro Pavin, 1022, – cerca de sete mil mudas de parreiras – oferecidas pelo Programa de Incentivo à Fruticultura e Viticultura.

Foram entregues, ao total, 5.063 mudas de uva bordo, 696 de uva Niágara rosada, 1.026 de Niágara branca, 80 de Magna, 177 de margot e 74 de BRS vitória que beneficiaram 20 agricultores do município.

“Esta ação tem o objetivo de promover a melhoria da atividade nas propriedades rurais do município, buscando mais estabilidade ambiental dos agroecossistemas e possibilitar o aumento da renda da agricultura familiar”, explicou o secretário da pasta, Marcio Toniolo.

Sobre o programa

Cerca de sete mil mudas de parreiras – oferecidas pelo Programa de Incentivo à Fruticultura e Viticultura.

O programa subsidia 80% do valor para mudas de parreirais, quando adquiridas mais de 100, mantendo o subsídio de 50% para os demais. Algumas das espécies frutíferas que também são distribuídas são as ameixas, amora, figo, kiwi, maçã, nectarina, pêra, pêssego e parreira que beneficiaram, ao total, mais de 50 agricultores familiares.

Podem ter acesso ao programa, agricultores do município com Cadastro de Produtores Rurais – CAD/PRO, Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ou Documento de Ordem de Crédito (DOC) comprobatório de aposentadoria rural. A entrega das mudas acontece anualmente.

Para participar, basta se inscrever na Secretaria de Agricultura e Abastecimento fazendo o pedido da quantidade de mudas e a espécie desejada. Lembrando que logo após, a secretaria oferece auxílio, como por exemplo, orientação e consultoria técnica dos produtores.

DSC_5563 DSC_5568 DSC_5578

Foto: Marcio Fausto/ PMC