Prefeitura de Colombo realiza a Conferência Municipal de Educação

Propostas serão levadas para a Conferência Estadual que será realizada em setembro próximo e também para a Conferência Nacional

A prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte promove neste dia 20, das 8h às 17h, no auditório, da Regional Maracanã, a “Conferência Municipal de Educação”. O objetivo é discutir ações e propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual de Educação a ser realizada entre os dias 24 a 26 de setembro e na Conferência Nacional de Educação – CONAE, que acontecerá em fevereiro de 2014, no Distrito Federal.

A secretária Municipal da Educação, Aziolê Cavallari Pavin, afirma que na conferência do município haverá um tema central “Todos juntos por uma educação de qualidade” e estará dividido em sete eixos temáticos, quando de forma democrática, profissionais da educação básica, técnica e superior do âmbito público e privado, e vários setores, tais como, entidades sindicais e científicas, instituições religiosas, entidades parlamentares e órgãos de fiscalização e controle irão avaliar diretrizes, metas e estratégias que poderão compor o Plano Nacional de Educação.

Segundo a coordenadora Escolar Estadual no município, Elenize do Rocio Lunardon, na ocasião será possível sistematizar, modificar ou realizar emendas, de acordo com as necessidades de Colombo. “É interessante à participação de pais, alunos, educadores, enfim toda a sociedade civil, porque a Conferência Municipal se trata de um espaço democrático, onde todos terão a chance de dar sua opinião e contribuir com a educação do nosso país”, relata.

CONAE
A Conferência Nacional da Educação – CONAE, tem o objetivo de reunir documentos com propostas de todo o Brasil para resultar na elaboração de idéias que poderão complementar o Plano Nacional de Educação. De acordo com o chefe da área Metropolitana Norte, Sérgio Ferraz, as ações e propostas municipais e estaduais colaboram com a elaboração do contexto do Sistema Nacional de Educação. A CONAE será realizada de 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília.