Prefeita integra o Conselho Consultivo da RMC

Diálogo integra as 29 prefeituras da região para a formulação de políticas públicas que desenvolvam os municípios

Prefeita Beti Pavin foi empossada pelo governador como membro do Conselho Consultivo da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec)

Beto Richa dá posse aos novos membros dos Conselhos Consultivo e Deliberativo da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec)

A Prefeita Beti Pavin foi empossada pelo governador Beto Richa como membro do Conselho Consultivo da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). O governador afirmou que a orientação é que a entidade intensifique o diálogo com as 29 prefeituras da região. “Queremos a Comec cada vez mais atuante, ajudando os municípios da RMC na formulação de políticas públicas que desenvolvam a região.” Na mesma ocasião, terça-feira, dia 06, também receberam posse, membros do Conselho Deliberativo do órgão.

“Esta atitude é de extrema importância. Fico muito contente que façamos parte desta grande ação e que nos chamem para o debate nos mais variados segmentos, pois a metropolitana é um dos pilares do Estado que precisa de atenção e que neste momento passa a ser ainda mais valorizada pelo Governo do Paraná com esta relevante iniciativa”, disse a Prefeita Beti Pavin.

O grupo de novos conselheiros, disse Richa, tem o desafio de propor ações integradas para melhorar a qualidade de vida da população da RMC, atualmente com três milhões de habitantes. “Temos diversos problemas que precisam ser resolvidos. Vamos fortalecer o diálogo para enfrentarmos juntos esses desafios”, defendeu.

O governador citou como exemplos do desafio a integração do transporte público, o manejo e uso do solo, o saneamento e investimentos em saúde. Ele reafirmou o caráter municipalista de sua gestão e disse que em 2016 intensificará os investimentos nas cidades. “Nosso governo acredita que é nas cidades que as pessoas vivem e precisam das suas necessidades atendidas.”

Investimentos

Richa citou obras de duplicação em andamento na RMC, como a duplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel (Curitiba a Pinhais) e da Rodovia da Uva (Curitiba a Colombo). No orçamento de 2016, o governo estadual prevê R$ 6,8 bilhões em investimentos, o que beneficiará os municípios.

O fortalecimento dos conselhos faz parte de uma reformulação da Comec, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior. “Queremos essa entidade forte para cumprir sua missão de planejar a Região Metropolitana de Curitiba com o apoio dos prefeitos”, afirmou.

Entre as atividades da entidade estão o planejamento de políticas sobre uso e ocupação do solo, transportes, sistema viário, habitação, saneamento e elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento da região. “A determinação é ampliar o diálogo e servir como ferramenta de auxilio dos prefeitos na elaboração de políticas públicas eficientes”, disse o diretor-presidente da Comec, Omar Akel.

COMEC – Criada pelo Governo do Estado, em 1974, e atualmente vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paraná, a Comec é responsável pelo planejamento e gestão do desenvolvimento integrado das 29 cidades que compõem a Região Metropolitana de Curitiba.

Atribuições e formação dos Conselhos

O Conselho Consultivo é formado por um representante de cada um dos 29 municípios e discute planos regionais e questões de interesse metropolitano. Os projetos são encaminhados para aprovação do Conselho Deliberativo, que tem por objetivo ordenar, planejar e discutir as ações da Comec.

O Conselho Deliberativo é formado pelo governador do Estado, pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, pelo diretor-presidente da Comec, por um representante de Curitiba e um representante de cada um dos demais municípios.

Os novos conselheiros terão, entre outras tarefas, a adaptação ao modelo de gestão do Estatuto da Metrópole, aprovado em janeiro de 2015, a governança interfederativa e a atualização do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) para orientar e fomentar o desenvolvimento da área metropolitana, promover a programação dos serviços comuns.

CONSELHO DELIBERATIVO

Mounir Chaowiche – presidente indicado pelo Governador

Carlos Roberto Massa Júnior – Secretaria de Desenvolvimento Urbano

Omar Akel – Comec