Prefeita firma convênio para conservação do rio Palmital

Termo de cooperação assinado com a Sanepar prevê um plano para área de manancial de abastecimento

Autoridades presentes no ato realizado às margens do rio Tumiri, em alusão ao Dia do Rio, comemorado em 24 de novembro

Prefeita assina termo de cooperação com a Sanepar que prevê a elaboração de um Plano de Conservação para a bacia hidrográfica do rio Palmital

Crianças participam do plantio de cinco Araucárias, no Parque Municipal da Uva que simbolizou a parceria firmada entre a Prefeitura e a Sanepar

A Prefeita Beti Pavin assinou neste dia 26, no Parque da Uva, às margens do rio Tumiri, um termo de cooperação com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) que prevê a elaboração de um Plano de Conservação para a bacia hidrográfica do rio Palmital, área de manancial de abastecimento de Colombo. Esta iniciativa foi realizada em alusão ao Dia do Rio, comemorado em 24 de novembro.

“Temos todos que fazer a nossa parte, para preservar e recuperar os nossos rios. Desta forma, nós, enquanto poder público, viabilizamos estas ações através deste e de outros projetos, e chamamos a população para estar junto conosco, para que em conjunto, a gente avance para melhorarmos significativamente a qualidade das águas em nosso município”, pronunciou a Prefeita Beti durante a assinatura do termo.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Evandro Busato, este é mais um importante passo para que aconteçam diversas atividades a serem desenvolvidas por esta parceria. “Com mais este trabalho, acontecerá a melhoria e manutenção da qualidade socioambiental da área, e consequentemente segurança hídrica do manancial”, destacou Busato.

Segundo o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Glauco Requião, o município de Colombo tem uma grande preocupação com a preservação e proteção dos seus recursos naturais. “A escassez da água é um tema que tem se discutido muito, e fazer parte deste momento só confirma que teremos mais avanços e o meio ambiente e as futuras gerações só têm a agradecer”, afirmou.

E como forma de simbolizar a parceria firmada, a programação contou, além da assinatura do termo, com o plantio de cinco Araucárias, no Parque Municipal da Uva. Participaram do evento Mayra de Lara, representando o gerente URCT Norte, Paulo Marini; Stiverson Oliveira, Assessor da DMA da Sanepar; Gustavo Posseti, gerente da Assessoria e Pesquisa de Desenvolvimento da Sanepar; Antonio Borges dos Reis, coordenador de Conservação dos Mananciais da Sanepar, e Mario Celso, Coordenador do Grupo Gestor de Revitalização do rio Iguaçu.

Também estavam presentes o arquiteto Guilherme Klock, representando o prefeito eleito de Curitiba Rafael Greca; Marlene Zuklinski, diretora presidente do Grupo de Escoteiros Cristóvão Colombo; secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa; os vereadores Dolíria Strapasson e Sidinei Campos, que integra o Conselho Municipal de Meio Ambiente, servidores municipais e a população em geral.

Foto: João Senechal/PMC