Prefeita entrega veículo para os Centros de Atenção Psicossocial

A entrega aconteceu durante o evento que marca a celebração ao Dia Nacional do Movimento da Luta Antimanicomial

A Prefeita Beti Pavin entregou um veículo para apoiar ainda mais o atendimento aos pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS I e II) do município.

A Prefeita Beti Pavin entregou na última quinta-feira, 16, um veículo, modelo Spin, para apoiar ainda mais o atendimento aos pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS I e II) do município.

“Fiz isso no evento realizado pela Secretaria de Saúde e que marca a celebração ao Dia Nacional do Movimento da Luta Antimanicomial – comemorado simbolicamente no dia 18 de maio. O combate, o cuidado e o tratamento são as nossas prioridades para quem passa por algum sofrimento mental. Somos sensíveis a esta causa e estamos atentos no que se refere aos acompanhamentos e terapias”, ressalta a Prefeita.

O automóvel, que comporta até sete lugares, será utilizado para melhorar o atendimento aos pacientes que frequentam os CAPS. De acordo com o Secretário de Saúde, o médico Antoninho Barth essa conquista contribuirá na ampliação dos atendimentos oferecidos à população.

“É um importante equipamento que proporcionará melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde, além de contribuir para que a população seja atendida com dignidade. Agradeço a Prefeita Beti que sempre está investido para melhorar a qualidade do atendimento à população”, afirma Dr. Antoninho.

O evento reuniu aproximadamente 60 pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS I e II) do município e seus familiares, que participaram de palestras com profissionais convidados, além de dinâmicas. Entre os temas abordados estavam “Psiquiatria e o Mundo Atual” – com a Dra. Beatriz Cristina Rosa, médica psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD). Além de reflexões em relação a Reforma Psiquiátrica com a professora da UFPR, Dione Menz.

“É fundamental combater à ideia de que se deve isolar os pacientes com algum sofrimento mental em nome de tratamentos. O Dia Nacional da Luta Antimanicomial surge como um alerta de que estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade e de viver em sociedade. Além de receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de ser cidadãos”, enfatizou a Prefeita.

Entre as atividades previstas no cronograma estavam a Apresentação do Coral dos pacientes do CAPS AD e a Roda de Conversa com o tema “A importância dos familiares no tratamento dos pacientes, e depoimentos sobre como enfrentar e superar os preconceitos”.

“Foi uma atividade psicossocial que visou aumentar o debate sobre as práticas alternativas e cuidados com a saúde mental. Sempre com atendimentos participativos e direcionado a cada caso em particular”, explicou o Secretário de Saúde.

Participaram do encontro a Diretora do Departamento Administrativo de Gestão e Controle Nice Lara; a Diretora da Atenção e Saúde Adriana Cordeiro, Coordenadora do Programa Saúde Mental, Suzete Ferreira dos Santos, o enfermeiro Antonioni Emanuel Lopes Pereira e o vereador Anderson Prego.

facebook.com/pmdecolombo
Foto: Ilson L. de Jesus/ PMC