Prefeita e representante da Sanepar visitam locais de obras na cidade

Estão previstas a nova adutora de abastecimento na Avenida Santos Dumont e rede coletora no Parque Embu

Prefeita Beti acompanhada do diretor da Sanepar, Joel de Jesus Macedo e suas equipes, visitam a Avenida Santos Dumont onde a companhia irá realizar obras de 2,47 km de novas tubulações de abastecimento

A prefeita Beti Pavin acompanhada do secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato visitaram com o diretor de Investimentos da Sanepar, Joel de Jesus Macedo alguns pontos da cidade que estão programados para receber as obras da Sanepar. Na Avenida Santos Dumont, a companhia irá licitar a execução de 2,47 km de novas tubulações de abastecimento que possibilitará a desativação da adutora existente, que hoje está localizada bem no meio da via e que tem ocasionado diversas interrupções no abastecimento, no trânsito e deterioração no pavimento.

“Esta obra atende a um pedido nosso, para então podermos revitalizar tranquilamente todo pavimento desta importante avenida do nosso município, porque não adianta nada realizarmos as obras de asfalto, para depois virem as obras subterrâneas da Sanepar, isto é inviável. Por isso, esta programação e esta sintonia para fazermos tudo de uma maneira ordenada, passo a passo, e que principalmente atenda os moradores, comerciantes e motoristas”, destacou a prefeita.

Beti lembrou que esta tubulação é muito antiga. “Apresentamos nosso projeto e solicitamos esta atenção especial a Sanepar, que prontamente nos atendeu, por conta dos constantes transtornos ocasionados por rompimentos e manutenções desta rede de abastecimento. Eles nos garantiram que irão agilizar todo o trâmite para que possamos então, num curto espaço de tempo, recompor o asfalto da Santos Dumont.”

Avenida Santos Dumont

A Avenida Santos Dumont é uma das vias públicas mais importantes e conhecidas do município – liga o bairro Roça Grande ao São Gabriel. Nesta ação da Prefeitura, estão previstos cerca de R$ 3 milhões em recursos para revitalização do pavimento, sinalização nova, além da substituição das lâmpadas tradicionais (de vapor sódio) pela iluminação de led. Os serviços contemplarão toda a extensão da via, que possui 3.100 metros.

“A intensão é que o pavimento tenha condições apropriadas de tráfego, sem remendos e solavancos, trazendo mais segurança e comodidade a todos que utilizam esta via de ligação entre a Rodovia da Uva até a Avenida São Gabriel”, explicou o secretário de Obras e Viação, Agnaldo dos Santos.

Adutora da Sanepar

A nova adutora sairá da via de rodagem e será assentada na calçada, evitando transtornos para o trânsito em caso de manutenção. A adutora leva água tratada para a região do Alto Maracanã e São Gabriel. “Atendendo a um pedido do município que já planejou para o início do próximo ano a recuperação, estamos com o prazo para a obra de 150 dias, a partir do resultado da licitação”, informou o diretor de Investimentos da Sanepar, Joel de Jesus Macedo.

Rede de Esgoto

Durante a visita que também foi ao Parque do Embu, a prefeita explicou que o bairro cresceu rapidamente e hoje os moradores sofrem sem rede coletora. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, o tipo de solo naquela região tem baixa absorção de água, o que faz com que as fossas sépticas, mesmo super dimensionadas, não sejam uma solução adequada.

Neste caso, a Sanepar vai implantar na cidade cerca de 100 km de rede coletora, que vai atender mais de 20 mil habitantes, incluindo os moradores do Parque do Embu. As obras estão previstas para começaram em 2020 e, em 2021, já atenderão aos moradores do Embu. Em 2022, Colombo deverá ter 70% da cidade com acesso à coleta e ao tratamento do esgoto.

Macedo destaca que nos próximos cinco anos, a Sanepar vai investir quase R$ 70 milhões em obras de água e esgoto na cidade. “Queremos melhorar cada vez mais o atendimento à população, mantendo a distribuição de água potável para 100% da população, e ampliando a rede coletora e o tratamento de esgoto. Isso é saúde”, reforçou. Para completar, a prefeita Beti elogiou e agradeceu a parceria com a Sanepar. “A companhia tem sido fundamental para o atendimento à população de Colombo.”

Foto: Ilson L. de Jesus/PMC