Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Portal da Transparência: cidadãos acompanham o controle das despesas municipais

As sugestões, comentários, ou comunicação de irregularidades podem ser feitas diretamente à Prefeitura

Os cidadãos colombenses contam com uma ferramenta da internet para fiscalizar o dinheiro público aplicado pelos administradores municipais.  “O objetivo do Portal da Transparência é assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos aumentando a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar”, ressalta a Prefeita Beti Pavin.

As regras de transparência a que todos os órgãos públicos estão sujeitos encontram-se no art. 37 da Constituição Federal, na Lei de Responsabilidade Fiscal nº 101/2000 atualizada pela Lei Complementar 131/2009, Instrução Normativa 089/2012 do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Lei Estadual 137/2011 e Lei Federal 12.527/2011 que trata do Acesso à Informação Pública.

“Agradecemos e incentivamos a visita ao nosso portal e lembramos que o Município de Colombo cumpre seu papel divulgando suas ações e serviços. Estamos abertos a sugestões e em constante aprimoramento do sistema de divulgação de informações de interesse público para consulta”, disse o controlador municipal, Edson Luiz Strapasson

Acesse o Portal da Transparência  (http://portal.colombo.pr.gov.br/webdatransparencia/), e obtenha as informações disponibilizadas, que são diariamente atualizadas em tempo real, mensais e ainda bimestrais ou quadrimestrais, como os relatórios contábeis, de execução orçamentária e de gestão fiscal. Os dados são extraídos diretamente do Sistema de Gerenciamento Integrado de Informações utilizado pela Prefeitura.

Sobre o Portal da Transparência

O Portal da Transparência, de iniciativa da CGU – Controladoria Geral da União, resulta de um trabalho que iniciou com a criação da Controladoria Geral Municipal através da lei 916/05, atualizada pela lei 1363/2014, e conta com o apoio e parceria dos cidadãos e da sociedade organizada no acompanhamento da execução orçamentária e financeira do Município.

O intuito é de disponibilizar amplo acesso a conteúdo de natureza informativa e oferecer mais transparência aos atos dos gestores públicos. Além de reunir informações que facilitem ainda mais o controle social destes atos e das contas públicas de Colombo.

“Este processo só poderá se consolidar com a participação de todos, fazendo com que cada informação disponibilizada, tenha realmente uma utilidade e faça a diferença no município assim como na vida de cada cidadão colombense pela prática de combate à corrupção que não está presente apenas nas administrações públicas, mas também no nosso cotidiano”, conclui Strapasson.

Serviço

As sugestões, comentários, ou comunicação de irregularidades podem ser feitas diretamente à Prefeitura Municipal de Colombo

Contato: 3656-8024 \ 3656-8165 ou através das secretarias responsáveis (contato disponível através do link “secretarias” do sítio oficial), ou nos protocolos gerais

Local:  Sede, da Regional Osasco e Regional Maracanã

Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h

Confira as Leis que regem o Portal:

Lei Nº 9.755, de 16 de Dezembro de 1998

Dispõe sobre a criação de “homepage” na “Internet”, pelo Tribunal de Contas da União, para divulgação dos dados…

Lei Complementar Nº 101, de 4 de Maio de 2000

Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências…

Lei Nº 12.527, de 18 de novembro de 2011

Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216…

Instrução Normativa 28 DE 05 de Maio de 1999. Portaria 275 de 14 de Dezembro de 2000

Estabelece regras para a implementação da homepage Contas Públicas, de que trata a Lei nº 9.755/98.

Lei Complementar Nº 131, de 27 de Maio de 2009

Acrescenta dispositivos à Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000, que estabelece normas de finanças…

 

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
INSTAGRAM: @colombopmc