Polacos em terra de italianos foi tema da 15ª Semana Nacional de Museus

A ação aconteceu no Museu Municipal Cristóforo Colombo e reuniu descendentes de famílias polonesas, professores, pesquisadores e estudantes

A ação visa mostrar a diversidade de culturas existentes no município.

A ação aconteceu no Museu Municipal Cristóforo Colombo.

Em comemoração ao Dia Internacional de Museus, lembrado em 18 de maio, foi realizada em Colombo a 15ª Semana Nacional de Museus – com o tema – “Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus” com o intuito de mostrar a diversidade de culturas existentes no município.

Durante a exibição do filme “Polacos em terra de italianos”, debateu-se sobre a presença polaca no município e no Paraná. A ação aconteceu no Museu Municipal Cristóforo Colombo contou com o apoio da Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude em parceria com o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).

A programação foi dividida em dois períodos: pela manhã compareceram descendentes de famílias polonesas que se estabeleceram em Colombo, professores, pesquisadores e estudantes, para participar da palestra ministrada pelo jornalista, pesquisador e escritor Ulisses Iarochinski – sobre a imigração polaca no Paraná.  Já no período da tarde, a pesquisadora Danusia Walesko trouxe o tema “Imigrantes polacos nas terras de Colombo”.

“O principal objetivo do evento foi enfatizar a importância da imigração polaca na formação e no desenvolvimento do município de Colombo e os palestrantes demonstraram a força desta etnia no Paraná, principalmente em Colombo. Foram apresentadas a cultura e as tradições mantidas pelos descendentes até hoje, como a broa e o cuque polaco, que puderam ser degustados durante o evento”, disse a Diretora do Departamento de Cultura, Rita Straioto.

Os interessados em conhecer um pouco mais sobre a presença dos polacos em Colombo podem visitar o Memorial Ítalo-Polonês, Casa Perin-Puka, localizado no Parque Municipal da Uva. “Estão expostos para os visitantes vários objetos, em especial o acervo doado pelas famílias polonesas do município”, ressaltou Rita.

Sobre a história dos imigrantes poloneses

A história dos imigrantes polacos em terras colombenses se deve a instalação de dois núcleos de colonos no final do século XIX. Primeiro a Colônia Santa Cândida, fundada em 1875, que se expandiu para alguns bairros colombenses, sobretudo o São Gabriel (antiga Ressaca) e o Roça Grande, onde até hoje se concentram muitas das famílias de descendentes desta etnia. Segundo a colônia mista de Antônio Prado, criada em 1886, na divisa com Almirante Tamandaré, onde se instalaram polacos e italianos, dos quais também descendem muitos colombenses hoje.

Na cidade a imigração polaca só perde em números para a imigração italiana, que por sua vez esteve presente em cinco colônias.

Foto: João Senechal/ PMC