Plantio de 20 mudas de Araucária é realizado em Colombo

Ação foi feita em comemoração ao Dia Nacional da Araucária com o objetivo de preservar a árvore símbolo do Paraná que está em risco de extinção

Foram plantadas cerca de 20 mudas de Araucária com o objetivo de preservar a árvore símbolo do Estado

Nesta quarta-feira, 24 de junho foi comemorado o Dia Nacional da Araucária, e para chamar a atenção sobre a preservação da árvore símbolo do Paraná, que está em risco de extinção, a secretaria do Meio Ambiente realizou o plantio de mais de 20 mudas da espécie. Na ocasião, foram convidados os funcionários das secretarias de Meio Ambiente e da Agricultura e Abastecimento para participarem do plantio no Parque Municipal da Uva.

O secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato estava presente e participou do plantio das mudas, e ressaltou a importância da iniciativa, que deverá se tornar uma rotina. “Estamos substituindo a vegetação invasora por vegetação nativa, o Pinheiro do Paraná é uma árvore símbolo e, por isso, vamos iniciar o plantio por essa árvore. Porém, também estamos substituindo essa vegetação exótica por arvores frutíferas”. Vale lembrar que por ser uma arvore que esta na lista de espécies ameaçadas de extinção, O Pinheiro do Paraná é protegido por lei, dessa forma cortar ou impedir o seu crescimento é considerado crime ambiental.

O secretário Evandro Busato participou da ação no bosque do Parque Municipal da Uva

Para a bióloga responsável pela ação, Fabiane Silva Beltramim o plantio das mudas contribuirão para o equilíbrio da Mata da Araucária “A Araucária é uma árvore pioneira, sem ela perde-se as características da mata. Por isso, a importância do plantio. Dessa maneira, vamos contribuir para manter o equilíbrio da floresta” explica.

O Bosque do Parque Municipal da Uva possui uma área de mata preservada, o que foi positivo para a ação, “A área é favorável e ainda temos uma boa extensão de Mata Atlântica intacta, sem a interferência de algum tipo de construção próxima, e também possuímos um bom espaço para essas mudas se desenvolverem” enfatiza a bióloga.

O processo de substituição também será realizado no novo parque do município, localizado na antiga Associação Banestado. O nome do parque está em processo de votação nas redes sociais da Prefeitura de Colombo, até o dia 17 de julho.

As mudas de Araucária também serão plantadas no novo parque do município. As sugestões de nome do parque poderão ser feitas pelas redes sociais, até o dia 17 de julho

Foto: Márcio Fausto / PMC