Plano Diretor Municipal é discutido em primeira Audiência Pública

A ação tem como principal objetivo buscar soluções para o ordenamento da cidade, a ocupação do território e as atividades que deverão ser priorizadas no município

Segunda Audiência Pública – Etapa Diretrizes e Preposições – está marcada para o dia 27 de julho, às 18h30, no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva.

A primeira Audiência Pública – Etapa de Diagnóstico – referente a Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) promovida pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação – aconteceu na noite da última quarta-feira, 13, no Salão Paroquial da Igreja Santa Terezinha de Lisieux, localizado no bairro Santa Terezinha.

A ação teve como principal objetivo buscar soluções para o ordenamento da cidade, a ocupação do território e as atividades que deverão ser priorizadas no município. “Tivemos participação ativa da população na detecção dos pontos positivos, ou seja, as potencialidades e também pontos negativos indicando as deficiências – em relação aos temas pertinentes à revisão do PDM: mobilidade, habitação e infraestruturas e aspectos ambientais”, explicou a secretária da pasta, Tania Tosin.

Na ocasião, também foi apresentado a síntese dos conteúdos produzidos nas três oficinas comunitárias realizadas nas seguintes datas: 21 de maio – no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva, no dia 28 de maio – no auditório da Regional Maracanã e no dia 06 de junho – no Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Colombo. Nos encontros, foram apresentados propostas para a ocupação do solo, sustentabilidade, mobilidade urbana, plano de drenagem urbana e preservação do Aquífero Karst.

Vale lembrar, que uma segunda Audiência Pública – Etapa Diretrizes e Preposições – está marcada para o dia 27 de julho, às 18h30, no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva. “É necessário que a a população compareça aos encontros e participe para que juntos possamos construir bases que fortaleçam o município que tanto queremos: inclusivo, equilibrado e sustentável”, destacou a secretária.

Estiveram presentes no evento o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo; a Secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza; o Secretário de Comunicação Social, Waldirlei Bueno; a Secretária da Fazenda, Alessandra da Silva; o Secretário de Governo, Luiz Gilberto Pavin; o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa e o Superintendente da Regional Osasco, Fabio Schueller.

Também participaram Rogério de Paula, representando o prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel; o vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Luiz Vanderlei Rodrigues; a conselheira Ana Paula Zanon, representando a OAB – Colombo, Dr. João Natal Bertotti; os vereadores, Marquinho Berlesi, Edson Baggio, Anderson Prego, Gilgera, Sidnei Campos, Thiago de Jesus e Vardão; e demais população.

Como funciona

Nas audiências públicas os objetivos e estratégias do Plano Diretor são apresentados e a população realiza seus questionamentos e sugestões. A intenção é de que seja realizada uma revisão do Plano Diretor – criado em 2004 – nas ações de Desenvolvimento Social, Ambiental e Econômico, com foco na sustentabilidade do município.

Também é possível participar enviando sugestões para o e-mail: planodiretor@colombo.pr.gov.br. Mais informações pelo telefone: 3656-8119.

Foto: Marcio Fausto/ PMC