Por que planejar a cidade?

Assim como planejamos nossa casa, a cidade também precisa ser organizada, porque é o espaço compartilhado por todos. É preciso garantir direitos à moradia, infraestrutura urbana, mobilidade, transporte e serviços públicos. É essencial, portanto, a construção de um planejamento participativo, em que seus moradores indiquem os rumos adequados para cidade sustentável.

O que é o Plano Diretor?

O Plano Diretor Municipal – PDM é uma lei municipal que estabelece a política de desenvolvimento do Município nos seus aspectos econômico, físico e social. É este Plano que vai direcionar o futuro da cidade que queremos, para que ela seja cada vez melhor.

 

Seu objetivo geral é promover a ordenamento territorial do Município e estabelecer uma estratégia de mudança no sentido de obter melhoria de qualidade de vida da comunidade local, viabilizando o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade.

Como é feita a revisão do PDM?

O processo de revisão do Plano Diretor Municipal será elaborado pela Equipe Técnica Municipal com envolvimento direto dos secretários e representantes das Secretarias Municipais de Agricultura e Abastecimento; Indústria, Comércio, Turismo, Lazer e Trabalho; Desenvolvimento Urbano e Habitação; Fazenda; Governo; Meio Ambiente; e; Planejamento, Gestão e Orçamento.

 

A coordenação dos trabalhos ficará a cargo da Secretária Tania Tosin e os trâmites dar-se-ão sob a consultoria técnica da empresa Technum Consultoria, sob coordenação da arquiteta e urbanista Izabel Borges, em conjunto com profissionais das mais diversas áreas técnicas pertinentes ao processo.

 

Dado seu caráter participativo, será indispensável a participação da população trazendo suas vivências e experiências cotidianas, a fim de identificar as deficiências e potencialidades da cidade, essenciais para compor o planejamento urbano a curto, médio e longo prazo.

Etapas da revisão do PDM

Diagnóstico

A revisão dar-se-á em três etapas distintas. A primeira é a fase de Diagnóstico, momento em que serão levantados dados para identificar a realidade do Município e onde se iniciará a realização das Oficinas Comunitárias, ocasião onde faz-se indispensável a participação do cidadão trazendo sua visão da cidade. Esta etapa consolida-se com a 1ª Audiência Pública, onde a equipe técnica municipal e de consultoria apresentarão os primeiros resultados deste levantamento.

 

Diretrizes e proposições

A segunda é a fase de Diretrizes e Proposições, momento em que, munido das informações necessárias e conhecendo o cenário atual do Município, será possível esboçar as primeiras idéias que culminarão, na próxima etapa, num produto final. A etapa de Diretrizes e Proposições também será composta de Oficinas Comunitárias e das 2ª e 3ª Audiências Públicas.

 

Consolidação

A terceira e última fase é a de Consolidação, momento em que, terminados todos os estudos necessários, chega-se a um produto final. O referido material é apresentado novamente aos cidadãos na 4ª Audiência Pública e então torna-se passível de tramitar como uma minuta de Lei junto ao Poder Legislativo Municipal.

Após aprovação na Câmara de Vereadores e a sanção da Prefeitura Municipal, torna-se lei e permanece em vigor até que se faça necessário um novo processo de revisão.

INFORMATIVOS

Segunda Audiência Pública – Etapa de Diretrizes e Proposições do processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). Dia 27 de julho, sexta-feira, no Pavilhão Altair da Silva Leme – Parque Municipal da Uva, localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8771 – às 18h30min.
Clique aqui.

Primeira Audiência Pública referente a Etapa de Análise Temática Integrada – Diagnóstico do processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).
Dia 13 de junho, quarta-feira, no Salão Paroquial da Igreja Santa Terezinha de Lisieux, localizado na Avenida Marginal Direita, 958 – às 18h30min.

PARTICIPE COM SUAS SUGESTÕES ATRAVÉS DO E-MAIL

planodiretor@colombo.pr.gov.br

CRONOGRAMA

CRONOGRAMA DE EVENTOS REFERENTES A REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE COLOMBO 2018