Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos é debatido em oficinas

A iniciativa da Prefeitura Municipal busca, nas atividades realizadas em grupos, a construção de uma matriz de planejamento

Durante a oficina para elaboração participativa do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos – (PMGIRS).

A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou na última terça-feira, 03, uma oficina para elaboração participativa do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos – (PMGIRS), de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010). Vale lembrar, que o documento está em fase de finalização.

A iniciativa contou com a participação de representantes de diversas instituições e segmentos econômicos do município e da região, inclusive empresas de tecnologias ambientais. A oficina faz parte da elaboração participativa do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos e visa efetuar, de forma coletiva, a construção de uma Matriz de Planejamento, identificando os pontos fortes e fracos e as ameaças e oportunidades na Gestão de Resíduos Sólidos de Colombo, visando o desenvolvimento de ações e projetos.

Segundo o secretário da pasta, Evandro Busato a oficina “foi bastante produtiva e rica em informações e sugestões a serem consideradas no planejamento do município para a área de gestão de resíduos sólidos”, afirma e acrescenta. “A importância da realização de atividades em prol do tema torna o processo de elaboração de políticas públicas transparentes e participativo, buscando sempre a percepção dos distintos atores da sociedade e seus anseios com relação ao desenvolvimento do município”.

A oficina foi dividida em dois momentos, sendo o primeiro voltado a um nivelamento de informações e o segundo uma divisão dos participantes em grupos para que fossem discutidos coletivamente fatores que influenciam no funcionamento e que são úteis no processo de planejamento estratégico.

As atividades foram aplicadas pelos técnicos da empresa Evolua Ambiental Engenharia e Consultoria, que foi contratada para elaborar o PMGIRS, com amplo apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). “A escolha pela estratégia se deu para tornar o processo democrático e participativo”, declara Busato.

DSC_4911 DSC_4914 DSC_4919

Foto: João Senechal/ PMC