Pedestres terão cerca de 50 quilômetros de calçadas

Os serviços iniciaram nos bairros do Parque do Embu, Santa Tereza e Centro

Colombo está recebendo cerca de 50 quilômetros lineares de calçadas nas ruas que cruzam as áreas urbanas do município – um investimento de R$ 6.528,383,52.

A Prefeita Beti Pavin esteve na Rua do Pau Brasil – na tarde da última sexta-feira, 6, – para vistoriar a construção dos novos calçamentos. Atualmente, os bairros Parque Embu, Santa Tereza e Centro são os primeiros a serem atendidos. “Mobilidade com segurança este é o principal objetivo desta gestão. Ao iniciarmos estes serviços não estamos privilegiando apenas os carros ou o transporte coletivo. Mas, sim estamos garantindo melhorias também para pedestres e ciclistas – que deixam de dividir espaço com os veículos nas pistas de rodagem”, disse a Prefeita.

Simultaneamente, estão em andamento os serviços – no bairro Santa Tereza, nas Ruas José Beira da Silva e Pássaro Preto e no Centro, na Rua XV de Novembro. “A iniciativa contribui para a mobilidade urbana, visto que diminui distâncias e aproxima as pessoas de bairros vizinhos”, ressalta Beti. Entre as regiões beneficiadas estão mais de 30 bairros, como por exemplo, o Ana Rosa, São Marcos, Jardim Eldorado, Guadalajara, Arapongas, Esmeralda, Santa Tereza,. As calçadas são executadas em frente a residências, comércios, praças e equipamentos públicos.

De acordo com o Secretário de Obras e Viação, Agnaldo Santos os passeios serão construídos dentro da norma 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que garante acesso com comodidade e segurança a pedestres, idosos e portadores de deficiência.

“Os locais previamente definidos contam com maior fluxo de pedestre. Em alguns lugares há calçadas construídas pelos próprios moradores, em desconformidade com acessibilidade, as mesmas serão demolidas e executada de maneira a atender as normas”, enfatizou o secretário de Obras e Viação.

Ainda para o ano de 2019 os investimentos são na ordem de 3,5 milhões, para 25 quilômetros. Para o ano que vem, a Prefeitura vai investir mais 3,5 milhões – em 25 quilômetros – com recursos próprios do município. “As calçadas terão meio fio, faixa de passeio em asfalto, com 1,20 metros largura em CBUQ – e rampas de acesso ao longo da pista”, explicou Santos.

Estava presente na vistoria o Secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.

Confira os bairros que receberão as obras de calçamento:

• Parque Embu, Centro, Santa Cruz/ Santa Tereza, Jorgina/ Ana Rosa, São Marcos, Jardim Eldorado, Jardim Guadalajara, Jardim Arapongas, Jardim Esmeralda, Campo Pequeno, Osasco, São Domingos, Rio Verde, São Sebastião, São Gabriel, Monza, Santa Terezinha, Jardim Adriana, Adriana/ Eucaliptos, Fátima, Parque dos Lagos, Atuba, Jardim Paraná, Guarani, Maracanã, Maracanã/ Adriana, Jardim das Graças, Jardim Guaraituba, Jardim Guilhermina, São Dimas e Colônia Faria.

Foto: Ilson L. de Jesus/ PMC