Peça teatral João e Maria encanta os pequenos colombenses

Em comemoração ao mês das crianças a Biblioteca Pública leva a magia do teatro aos alunos da rede pública de ensino

Mais uma vez a magia do teatro entrou em cena para encantar crianças dos Centros de Educação Infantil (CMEIS), na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa – Sucursal Maracanã. A ação em comemoração ao mês das crianças visa incentivar os pequenos, desde cedo, a se aventurar pelo mundo da leitura.

Os alunos dos CMEIS Nona Joana, Canaã e Meu Cantinho foram presenteados com uma edição especial do Projeto Canto do Conto. Os espectadores mirins acompanharam a encenação do teatro com o tema João e Maria. “Vale lembrar que durante todo o mês de outubro, haverá as apresentações e todas as histórias são escolhidas a partir da faixa etárias dos alunos, sempre trazendo um fundo moral e buscando incentivar a leitura entre os pequenos”, ressalta o Secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude Paulo Cesar Cardoso.

Entre as atividades propostas estão apresentação de Teatro, Contação de histórias, atividades artísticas relacionada a história e manuseio de livros e brinquedos. Apenas neste mês o projeto busca atingir em torno de 300 alunos.

A Biblioteca também está aceitando doações de doces em outubro, uma vez que há a entrega para as crianças ao fim da visita. Os interessados podem entrar em contato ou deixar no próprio local.

Sobre o Projeto Canto do Conto

O vice-prefeito Sergio Pinheiro participou da programação em comemoração ao mês das crianças.

O projeto que já tem duração de três anos trata-se de uma parceria entre a Prefeitura de Colombo por meio do Departamento de Cultura e o Instituto Federal do Paraná de Colombo (IFPR). O programa é desenvolvido na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa onde são realizadas leituras de histórias infantis.

No local são recebidos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantis (CMEIS) com a faixa etária entre três e seis anos, podendo também receber estudantes dos anos iniciais das Escolas Municipais (entre 7 e 10 anos). As visitas das escolas acontecem durante o ano todo e são agendadas conforme disponibilidade. A ação visa estimular e incentivar a leitura das crianças de Colombo. Além de contribuir com um maior acesso a leitura e uma diminuição da alfabetização. Por ano o projeto chega a atender em média 2.500 crianças.

O programa conta ainda com alunos voluntários da IFPR de Colombo que participam no planejamento das histórias, atividades artísticas, decoração da biblioteca e arrecadação de livros e brinquedos infantis.

Serviço:

Dia: Mês de outubro