Agricultura faz balanço das atividades realizadas pela Patrulha Mecanizada

A procura pelos serviços prestados pelo projeto chegará a 900 pedidos realizados até o final do ano

Até o final do ano, chegando a um total de 900 pedidos realizados esse ano.

Entre os equipamentos mais solicitados pelos agricultores, estão: à retroescavadeira e os tratores.

A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento vêm trabalhando nos últimos anos intensamente para fortalecer e garantir uma melhora de vida das pessoas que dependem da terra para sobreviver. Vários programas e projetos foram desenvolvidos e aperfeiçoados dando oportunidades para pequenos produtores continuarem a produzir e sustentar suas famílias sem precisar sair do campo.

Um dos programas que mais obteve bons resultados nos últimos quatro anos foi à reestruturação da Patrulha Agrícola Mecanizada, como explica o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Toniolo, “Com um novo gerenciamento e com a criação do Fundo Municipal da Agricultura, pudemos colocar em dia boa parte dos equipamentos utilizados para atender toda demanda de pedidos realizados durante todo ano letivo”.

Segundo o relatório dos serviços divulgados até o mês de outubro de 2016, aproximadamente 800 pedidos foram executados.  A projeção é que mais de 100 pedidos sejam feitos até o fim do ano, chegando a um total de 900 pedidos realizados esse ano. Entre os equipamentos mais solicitados pelos agricultores, estão: à retroescavadeira e os tratores, sendo até o momento 511 solicitações para trator e 236 para a retroescavadeira. Além dos maquinários, outros equipamentos também possuem uma grande procura, como a grade aradora e enxada rotativa.

Para o secretário, os números comprovam que ao longo desses quatros anos de administração a adesão de mais de 80% de produtores. “Muitos deles nunca haviam procurado” os serviços da secretaria antes, “Isso prova que estamos no caminho certo e a cada dia a credibilidade de nossos trabalhos fazem com que aumentamos nossa estrutura para atender a população cada vez melhor”, disse Tonilo..

Sobre o Programa de Patrulha Agrícola Mecanizada

O Programa Patrulha Agrícola Mecanizada, é mais uma parceria entre a Prefeitura de Colombo e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que oferece o serviço de aragem mecanizada. Seu principal objetivo é aumentar a produção e a diversificação dos sistemas produtivos, já que com ele, os agricultores do município têm a possibilidade de explorar o máximo que a terra tem a oferecer, através do trabalho feito com os tratores cedidos pela secretaria.

Para o secretário da pasta, Marcio Toniolo, o programa é de muita importância para os produtores, “Esse projeto beneficia a agricultura familiar, que muitas vezes passa por dificuldades, não somente para plantar ou colher, mas pela falta de acesso. Os produtores rurais a partir desta iniciativa municipal têm a facilidade de usufruir deste grande benefício”, explica.

Entre os principais pedidos dos agricultores em relação aos serviços de tratores agrícolas, estão: os serviços de drenagem, limpezas de tanques e a preparação de terrenos para construções de estufas, já a retroescavadeira, a grade aradora, a enxada rotativa, o encanteirador, o subsolador e a grade niveladora, fazem parte dos equipamentos agrícolas disponíveis para os serviços em pequenas e médias propriedades rurais de Colombo.

Para participar do programa os interessados devem fazer um cadastro na Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Será necessária a cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Matrícula Atualizada do Registro de imóveis, o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) – documento emitido pelo INCRA, Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural ITR e o Cadastro de Produtor Rural. Não será possível protocolar o pedido de serviço o beneficiário sem prévio cadastro.

Lembrando que o uso dos equipamentos e a execução desses serviços são gerenciados e fiscalizados pelo departamento de Agricultura. O trabalho possui uma taxa simbólica estabelecido em tabela. E o subsídio em 50% o agricultor com Cadastro de Produtor Rural (CAD/PRO) e/ou Declaração de aptidão ao Pronaf (DAP) ativos.

Serviço

Mais informações na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, situada na Rua Pedro Pavin, 1022 – Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Área de anexos

Fotos: João Senechal/ PMC