Parque Municipal Gruta do Bacaetava florido para visitação

O local recebe em média 1.755 visitas no mês, ou seja, quase 22 mil pessoas ao ano

Entre os atrativos turísticos mais procurado no município, para contemplar esse espetáculo natural – está o Parque Municipal Gruta do Bacaetava.

A chegada da primavera é a época perfeita para passear e conhecer novos lugares. O clima agradável e o colorido das flores atraem ainda mais os visitantes. Entre os atrativos turísticos mais procurado no município, para contemplar esse espetáculo natural – está o Parque Municipal Gruta do Bacaetava.

“O local está repleto de vegetação típica da região – devido a estação mais florida do ano. Plantamos flores para colorir ainda mais o Parque e contribuir com a beleza natural. Já no portal de entrada foram instalados vasos com flores da estação”, explicou o Secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.

Para garantir segurança e comodidade para turistas que visitam o Parque – a Prefeitura, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho – realizou diversas melhorias na infraestrutura com o objetivo de proporcionar um passeio prazeroso para quem passa pelo local.

O Parque recebe em média 1.755 visitas no mês, ou seja, quase 22 mil pessoas ao ano – de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho. Pensando nisso, foram executadas obras de melhorias, entre os serviços realizados estão a pintura, plantio de mudas, instalação de bebedouro, drenagem de águas pluviais, implantação de cerca ao redor do parque, revitalização nas calçadas e a manutenção e reparos na infraestrutura de toda a área interna e externa.

Sobre a Gruta de Bacaetava

Próximo de completar quase 20 anos o Parque é localizado na rua Antônio Gasparin, no bairro Bacaetava. O local é uma unidade de conservação que valoriza a preservação dos recursos espeleológicos.

Sendo uma das maiores atrações do Município, a região possui um acervo de mata nativa e cavernas com aproximadamente 600 milhões de anos e que foi descoberta por um imigrante italiano no século XIX, sendo utilizado como esconderijo no período da Segunda Guerra Mundial.

A infraestrutura da Gruta de Bacaetava conta com sala de vídeo, banheiros, guias e um espaço de lazer com quiosques e churrasqueira para serem aproveitados gratuitamente.

O passeio dura aproximadamente 30 minutos – sob a orientação de um guia que conta a história da região e as características geológicas da caverna. Portanto, para quem deseja visitar o local é necessário estar com roupas e sapatos confortáveis para garantir a segurança.

Quarta à Sexta-feira: 08h30 às 11h30/ 13h às 16h30;
Sábados e Domingos:08h30 às 12h/ 13h às 16h30;
Feriados: Mediante à consulta;
Grupos acima de 12 pessoas precisam realizar agendamento com antecedência.

Foto: Marcio Fausto/ PMC