Parceria oferece cursos profissionalizantes e artesanais em Colombo

Atividades que contam com o apoio da Prefeitura, começam em agosto e pretendem qualificar e capacitar moradores da cidade

Na instituição são ofertados 15 cursos, entre eles o de Manicure

Estão abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes e artesanais realizados pela Associação Paranaense de Orientação, Integração e Ofícios (APOIO) localizada no bairro Mauá, em Colombo. Fruto de uma parceria entre a prefeitura e a instituição, são disponibilizados ao todo 15 cursos, ofertados para a população gratuitamente.

Os profissionalizantes são: Panificação e Confeitaria, Manutenção de Computadores, Informática, Cabeleireiro, Manicure, Corte e Costura. Já os artesanais são: Alfabetização de Adultos, Crochê e Bordado, Violão, Jiu Jitsu, Artes em E.V.A e Decoupage em Madeira.

Além disso, são oferecidos os projetos: Viver, onde crianças e adolescentes fazem atividades as quais lidam com valores humanos, disciplina, socialização e estímulo do raciocínio; Projeto Ler eu gosto, que abre a biblioteca aos moradores, para empréstimos de livros e atividades educativas e o Curso para Gestantes, onde as futuras mamães recebem orientações e também podem confeccionar o enxoval do bebê.

Parceira da Prefeitura, a Apoio atende os moradores da região da Vila Zumbi dos Palmares e Vila Liberdade

Para a secretária da Ação Social e Trabalho, Maria da Silva Souza, estas parcerias com o terceiro setor fortalecem os vínculos com a população atendida nestas áreas de abrangência da instituição. “Eles tem um olhar da sociedade para oferecer ao serviço público, e isso enriquece todos os lados se tornando facilitadores para a melhoria da qualidade de vida destes moradores.”

De acordo com uma das fundadoras e voluntárias da Apoio, Mirian Moro, o principal objetivo dos cursos é fornecer oportunidades para os moradores de Colombo, principalmente para os que moram nas localidades próximas a instituição, como Vila Zumbi dos Palmares e Liberdade. “Queremos motivar as pessoas, para que elas busquem ocupações e se qualifiquem, e consigam condições melhores de vida.”

Melhoria esta comprovada pela aluna do curso de manicure, Eliane Soares. “Já fiz o curso de cabeleireiro, e agora estou fazendo o de manicure, para quem sabe ter meu próprio negócio”, conta.

Para inscrições e informações:
Associação Paranaense de Orientação, Integração e Ofícios (APOIO) – Rua Nair Antunes da Silva, 41, Mauá. Telefone: (41) 3675-8082 e-mail: secretaria@apoio.org.br. Site: www.apoio.org.br

A Instituição
A APOIO, que está em funcionamento desde 1992, começou com a distribuição de sopas e alimentos para a população, e foi expandindo seus serviços até chegar na oferta de vários cursos, que auxiliar os moradores.

A instituição trabalha com o auxílio de voluntários e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Colombo e com o apoio financeiro de empresas da cidade. Além disso, são feitas ações beneficentes, como bazar de roupas e utensílios com preços simbólicos e a população pode ajudar doando roupas, livros, eletrodomésticos, entre outros.

Fotos: Bruno do Carmo

BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br