Palestras e orientações são realizadas pelas equipes de Atenção Primária à Saúde

Nos meses de maio e junho foram promovidas diversas ações pelas equipes de Atenção Primária à Saúde visando a educação e prevenção à saúde da população

Durante o evento “Ciclo de Seminários de Atenção ao Pré Natal”, na Unidade de Saúde da Mulher.

Nos últimos meses, a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde, em conjunto com o Departamento de Atenção Primária à Saúde, vem realizando diversas atividades de educação e prevenção à saúde da população nas 24 Unidades de Saúde do município.

De acordo com o secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth, o trabalho de Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde. “Tanto no âmbito individual quanto no coletivo, essas ações abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde”, explicou.

Entre as diversas estratégias organizadas para promover a saúde, está a de orientação para a população, tais como: orientações sobre alimentação saudável, prática regular de atividade física, saúde sexual e reprodutiva, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DTS), uso de álcool, tabaco e outras drogas.

“As atividades em grupo e palestras são os métodos mais utilizados porque tem uma grande aceitabilidade e participação da população”, disse Barth. Nesses encontros, as equipes de saúde fazem esclarecimentos sobre alimentação saudável, cuidados bucais, importância de realizar exercício físico, cuidados com medicamentos (ingestão, armazenamento, etc.), e orientações que visam minimizar possíveis danos à saúde.

Sobre as atividades

Nos meses de maio e junho as equipes intensificaram essas estratégias de atenção básica à saúde. A primeira ação aconteceu no dia 04 de maio, com uma Reunião do Hiperdia, no Parque Municipal da Uva. Na ocasião, cerca de 200 hipertensos estiveram presentes. Foram distribuídos medicamentos, realizadas atividades físicas e orientações de nutricionista sobre alimentação saudável.

Já no dia 11 de maio foi realizada a abertura oficial da Campanha de Vacinação Contra a Influenza. Atividades de recreamento com as crianças e interação com os idosos foram feitos por parte da equipe de saúde.

Nos dias 10, 17 e 24 de maio e 07 e 14 de junho, cerca de 50 profissionais da saúde, entre médicos enfermeiros e técnicos de enfermagem, participaram da Capacitação Caminhos do Cuidado. O objetivo foi de levar mais conhecimentos sobre a saúde mental e possibilitar que os técnicos da atenção básica trabalhem visando melhorar a atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de drogas e seus familiares.

Além dessas atividades, foram promovidas orientações aos Grupos de Gestantes nas Unidades de Saúde Fátima e Sede. Aos hipertensos nas Unidades de Saúde São Domingos, Liberdade, Osasco e São José. E, também palestra e orientação em Educação em Saúde Bucal para os alunos do Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Aquarela.

“São diversas ações que tem como único objetivo melhorar a saúde pública. Ao longo dos meses novas atividades serão desenvolvidas porque precisamos estar sempre informando e ressaltando a importância dos cuidados que devem ser tomados na saúde básica. É preciso ainda esclarecer as dúvidas da nossa população sobre os sinais que podem indicar a necessidade de ajuda médica”, ressaltou o secretário Dr. Antoninho Barth.

Foto: Ilson L. de Jesus/ PMC