Pacto pela Alfabetização na Idade Certa é apresentado em Colombo

Durante aula inaugural os professores da rede municipal tiveram um panorama das ações para o ano letivo

Professores assumem a meta é alfabetizar todas as crianças no máximo com oito anos de idade | Foto: Bruno do Carmo

Uma das mais promissoras ferramentas para melhorar o desempenho de professores e alunos foi disponibilizada aos educadores de primeira a terceiras séries do ensino fundamental em Colombo. Durante evento de lançamento do programa, realizado no Auditório da Regional Maracanã nesta quinta-feira (28), o desafio de melhorar os índices dos alunos colombenses no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica o IDEB, deu a tônica da apresentação realizada pela Coordenadora do Pacto professora Patrícia Rodrigues Ferreira Brotto.

Ao abrir o evento, a Secretária da Educação Aziolê Maria Cavalari Pavin lembrou que após a adesão, estão sendo iniciadas as ações práticas no processo de fornecer 120 horas de capacitação dos professores que neste ano tem foco no ensino da língua portuguesa. Ela garantiu de forma sucinta que neste trabalho, através da coordenação do Pacto, os professores terão todo o apoio necessário da sua Secretaria.

O Pacto é um programa do Governo Federal para preparar o professor alfabetizador na condução da sala de aula, nos planejamentos e avaliações, traçando estratégias de ensino aprendizagem para alfabetizar crianças até os oito anos de idade. Segundo a Coordenadora Patrícia Brotto a idéia não é mudar metodologias que vem dando certo para a criança. “Nossas crianças hoje, são crianças diferentes com necessidades diferentes principalmente no processo de alfabetização. Precisamos construir alternativas que atendam essas necessidades e garantir que até os oito anos, todas estejam realmente alfabetizadas”, disse.

Com as ações do Pacto a carga horária de capacitação vai triplicar em 2013

Com as ações do Pacto a carga horária de capacitação vai triplicar em 2013 | Foto: Bruno do Carmo

A carga horária de capacitações previstas para o ano letivo é de 120 horas, o que representa o triplo de horas disponibilizadas até então. Neste primeiro momento, a aula teve o caráter informativo com o detalhamento das etapas para atingir metas estipuladas para o ensino da língua portuguesa. Em 2014 o foco das ações serão voltadas para o ensino da matemática.

Hoje o desempenho dos alunos de Colombo no IDEB está abaixo da média mesmo nas escolas com boas estruturas. Anualmente Colombo registra um número alto de alunos no ingresso das séries iniciais e ao sair, o aproveitamento registrado através das provas, não tem sido tão satisfatória. O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa representa uma alternativa para um posicionamento à altura das ações que a Prefeitura e a comunidade escolar realizam.