Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Pacto pela alfabetização na idade certa aborda inclusão social em Colombo

Foram tratados de temas como deficiência visual, intelectual, física, neuromotora, autismo, altas habilidades e transtorno de aprendizagem

Aproximadamente 240 professores da rede municipal de ensino, cadastrados no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, se reuniram na última semana, no Auditório da Regional Maracanã, para participar de uma aula especial. O desafio foi compreender e desenvolver estratégias de alfabetização com práticas pedagógicas inclusivas.

Durante a aula, ministrada pelos profissionais do Centro de Atendimento Especializado à Criança – CAEC, temas induziram à reflexões sobre conceitos e sugestões de possíveis adaptações em salas de aulas. Entre os assuntos abordados, se destacaram deficiência visual, intelectual, física, neuromotora, autismo, altas habilidades e transtorno de aprendizagem.

De acordo com a professora Patrícia Rodrigues Ferreira Brotto, coordenadora do Pacto, um dos fatores primordiais do Programa é melhorar o índice de desenvolvimento dos alunos na Educação Básica – IDEB, traçando estratégias de ensino para que todas as crianças da rede municipal sejam alfabetizadas até os oito anos de idade. “Nosso objetivo é criar mecanismos, construir alternativas que atendam as necessidades de nossos alunos para garantir que sejam alfabetizadas na idade certa,” argumenta.

Pacto
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um programa do Governo Federal desenvolvido em parceria com o município com a intenção de capacitar o professor alfabetizador, para melhor atender as necessidades dos alunos do primeiro ao terceiro ano dentro da sala de aula. São realizados planejamentos e avaliações, com estratégias no processo de desenvolvimento da aprendizagem. A meta é alfabetizar na idade certa, até oito anos de idade.

A carga horária de capacitações para os educadores prevê para o ano letivo 120 horas. Durante o ano de 2013, as aulas serão de caráter informativo, divididas em etapas, para atingir metas estipuladas no ensino da língua portuguesa.

Em 2014, o foco das ações serão relacionadas ao ensino da matemática. De acordo com a secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Aziolê Cavallari Pavin, o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa representa uma alternativa para um posicionamento à altura das ações que a Prefeitura e a comunidade escolar realizam.