Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Os 127 anos de Colombo chegaram com a entrega do Memorial Ítalo-Polonês

Neste 05 de fevereiro também foi entregue a Gruta Nossa Senhora da Uva

Prefeita Beti, acompanhada dos doadores da casa e dos objetos, descerra a placa inaugural

Prefeita Beti, acompanhada dos doadores da casa e dos objetos, descerra a placa inaugural

Memorial Ítalo-Polonês e a Gruta com a imagem de Nossa Senhora da Uva estão abertos a visitação

Memorial Ítalo-Polonês e a Gruta com a imagem de Nossa Senhora da Uva estão abertos a visitação

Autoridades políticas e religiosas participam da entrega oficial do Memorial e da Gruta

Autoridades políticas e religiosas participam da entrega oficial do Memorial e da Gruta

Evento no Parque da Uva foi prestigiado por políticos, secretários, diretores, servidores e a população

Evento no Parque da Uva foi prestigiado por políticos, secretários, diretores, servidores e a população

Fanfarra Municipal, a Famcol executou nestes 127 anos de Emancipação Política, os Hinos Nacional Brasileiro e do município de Colombo

Fanfarra Municipal, a Famcol executou nestes 127 anos de Emancipação Política, os Hinos Nacional Brasileiro e do município de Colombo

Para marcar os 127 anos de Emancipação Política de Colombo, foi entregue neste dia 05, domingo, pela Prefeitura Municipal, o “Memorial Itálo-Polonês – Famílias Perin e Puka” e a “Gruta Nossa Senhora da Uva”. Ambos os pontos, estão localizados no Parque Municipal da Uva e agora passam a integrar o Circuito Italiano de Turismo Rural, que também, nesta mesma data, comemorou seus 18 anos.

A entrega oficial destes equipamentos foi feita pela Prefeita Beti Pavin. “É uma grande alegria entregar este memorial, que foi uma doação das famílias que aqui se estabeleceram, para que todos tenham a oportunidade de visitar para conhecer ou reviver a cultura destas pessoas e de seus familiares que muito contribuíram para a história da nossa gente”, disse Beti Pavin que ao lado de autoridades municipais e religiosas descerrou a placa inaugural.

Este patrimônio histórico, que foi realocado do bairro Boicininga para o Parque, possui um significado importante, pois, preserva e valoriza a cultura italiana e polonesa do município. “Este memorial retrata a união das famílias italianas e polonesas. Vamos cuidar e zelar para mantermos viva a história dos antepassados que fizeram de Colombo uma cidade de todas as gentes”, destacou a diretora do Departamento de Cultura, Rita Straioto.

Memorial Ítalo-Polonês

Esta casa histórica, edificada em madeira, de propriedade do senhor Alfredo Perin, mais conhecido por Lelo e sua esposa Rosa Puka Perin é um exemplar único da arquitetura italiana. É de grande valor histórico e cultural para o Município por ser uma casa, a exemplo de tantas outras que já não existem mais, que remete à forma criativa de construção dos imigrantes italianos que vieram viver, morar em Colombo, a partir de 1878. Ela estava edificada, até pouco tempo atrás, na Rodovia Almirante Tamandaré, no bairro Boicininga.

Este imóvel possui nos cômodos Inferiores: 2 salas (de jantar e copa); 2 quartos (do casal e dos meninos) e nos cômodos superiores: 1 quarto (das meninas).

Gruta Nossa Senhora da Uva

A gruta que hoje abriga a imagem de Nossa Senhora da Uva, foi transferida da entrada do Parque da Uva para agora ficar ao lado do Memorial Ítalo-Polonês.

Construída pela Igreja Católica, em parceria com o poder público, ela abrigava a Nossa Senhora das Graças, com a intenção de pedir que Maria, mãe de Jesus, derramasse suas graças a todos os agricultores e caminhoneiros que por ali passassem e fizessem a ela suas preces.

Em fevereiro de 2013, decidiu-se colocar na gruta uma imagem de Nossa Senhora da Uva pedindo que Maria abençoe todos os produtores de uva e vinho, todos os agricultores e motoristas, e toda a população do município.

Exposição

Colombo recebe durante todo o mês de fevereiro uma exposição em homenagem aos antepassados, como parte das comemorações. A Casa da Cultura traz uma mostra dos primeiros registros do cotidiano dos imigrantes italianos no município.

Estavam presentes na entrega oficial do Memorial e da Gruta as seguintes autoridades: os secretários municipais da Fazenda, Alessandra da Silva; da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa; da Tecnologia da Informação, Maurício Oliveira; de Comunicação Social, Waldirlei Bueno,  de Assistência Social, Maria da Silva Souza; de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo; os superintendentes das Regionais, Maracanã, João Dalprá e Osasco, Fabio Schueler.

Também participaram os vereadores, o vice-presidente da Câmara, Marquinhos Berlesi, que na ocasião representou o legislativo municipal, Elcio do Aviário, Dr. Antoninho, Sidinei Campos, Issa Paixão, Thiago de Jesus, Eurico Bras Bonfim, diretores de departamento, servidores municipais, os padres Ildo Ferrarini e Arlindo Vieira, representantes das famílias que doaram a casa e os objetos que compõem o mobiliário do Memorial e a população em geral.

Serviço
“Memorial Itálo-Polonês – Famílias Perin e Puka” e a “Gruta Nossa Senhora da Uva”
Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771- Centro – Parque Municipal da Uva

Mais Informações: 41-3656.6423

_DSC1412 _DSC1473 _DSC1493 _DSC1505 _DSC1511 _DSC1513 _DSC1519 _DSC1522 _DSC1524 _DSC1548 _DSC1553 _DSC1571 _DSC1573 _DSC1580 _DSC1587 _DSC1600 _DSC1608 _DSC1611 _DSC1624 _DSC1415

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal e Marcio Fausto/PMC