OFICINA DO AFETO TRAZ A ARTE DO TEATRO PARA IDOSOS COLOMBENSES

O objetivo da oficina foi inserir os idosos aos temas sociais que abrangem sua realidade

oficina-afetoA Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Assistência Social promoveu, entre os dias 13 e 27 de julho, a Oficina do Afeto, que contou com a participação de cerca de 149 idosos, além das equipes locais. O projeto causou uma grande movimentação cultural nos Centros de Convivência e proporcionou aos idosos atendidos a oportunidade de inserção no meio artístico.

“O objetivo da oficina foi discutir e avaliar a relevância dos aspectos de entretenimento da arte feita por pessoas da terceira idade”, ressaltou a secretaria da pasta, Maria da Silva Souza. Os participantes das oficinas de teatro trabalharam a relação da arte com suas memórias e experiências de vida por meio de teatros, improvisações, jograis, poemas e peças teatrais elaboradas coletivamente.

Os jogos teatrais

Entre as atividades proporcionadas aos idosos está a apresentação, que buscou mostrar um pouco da história de cada participante – aquecimento corporal, que prepara o corpo para atividades físicas e aquecimento vocal, com exercícios que tem como objetivo preservar a saúde vocal.

Resultados

A oficina, realizada durante o mês de julho, trouxe a aproximação do idoso com a arte por meio do teatro e da literatura. Foi criado, ao final do projeto, um poema por unidade, de maneira conjunta entre os participantes, onde foram abordados temas como “movimento”, “corrente”, “solidão”, “paciência” e “juventude”, além dos demais que também foram trabalhados em cada encontro.

Os Centros de Convivência que participaram das oficinas foram às unidades de São José, Girassol, Gralha Azul, Maria do Rosário, Jardim, Adriana, Meu Cantinho, Monte Castelo, Graciosa, Rio Verde e Roça Grande.