Oficina de Bonecas Abayomi em alusão ao Dia da Consciência Negra

Cerca de 100 crianças, de 7 a 14 anos, devem participar da oficina

O mês de novembro é marcado pelo Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20. A data foi escolhida em razão da morte, em 1695, da maior liderança do Quilombo dos Palmares – Zumbi dos Palmares – símbolo de resistência contra a escravidão.

Pensando em promover a conscientização e educação no combate ao racismo, a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, promove na próxima sexta-feira, dia 9, a Oficina de Bonecas Abayomi. O evento acontece no Ginásio de Esportes Gilmar Antônio Pavin, localizado no Centro de Colombo, e tem início às 13h30. Cerca de 100 crianças, entre 7 e 14 anos, do Colégio Estadual Cristóvão Colombo, do Projeto Sede e do Lar escola Luciane, devem participar das atividades.

As bonecas, representadas como marco de resistência, eram feitas pelas escravas durante o transporte entre a África ao Brasil. Visando atenuar os percalços das viagens, as mães africanas as produziam a partir de retalhos de suas próprias roupas. “Essa é uma tradição tanto artística como histórica, que valorizam a identidade do país. As bonecas marcam um tempo que, hoje, podemos comemorar de já ter superado”, declarou o secretário da pasta Paulo César Cardoso.

A Diretora do Departamento de Cultura Rita de Fátima Straioto de Souza, também destaca a importância da oficina. “Estamos demonstrando para as crianças a história de uma forma diferente. Queremos apresentar a eles a conscientização de um modo novo, reiterando a luta ainda existente contra o racismo. É importante destacar, também, que a produção das bonecas não oferece nenhum risco, uma vez que são feitas apenas com nós, sem a necessidade da utilização de agulhas, por exemplo”.

Além da oficina, também será ministrado às crianças uma aula – histórica e prática – a respeito da capoeira. Ambas as atividades serão apresentadas pelo professor do Lar Escola Luciane, Mauricio Batata. Esse é o segundo ano em que a oficina é promovida pela Prefeitura.

Foto: Divulgação/ PMC