Obras na Rua Aristóteles são concluídas

Viga Benkelman, equipamento que determina se há alterações na pavimentação foi utilizado durante inspeção do novo asfalto

Além da nova pavimentação, serviços na Rua Aristóteles incluem sistema de drenagem, paisagismo, passeio e sinalização

Viga Benkelman determina se há alterações no pavimento

A preocupação em prestar serviços de qualidade fazem parte do planejamento da Prefeitura de Colombo. Prova disso é o que acontece na rua Aristóteles, no bairro Vila Guarani. Com as obras de pavimentação concluídas o local recebeu nesta semana a inspeção de uma máquina que mede a deflexão do pavimento.

A Viga Benkelman avalia a deflexão em todas as camadas do pavimento: terraplanagem, saibro, graduada e o asfalto. “Assim, é possível verificar se existe alguma alteração ou desvio na via” explica o secretário de Obras e Viação, Rubens Cardoso.

E os resultados obtidos pelo equipamento são animadores. Até este momento nenhuma deformidade foi detectada. “Mais do que o aspecto estético é preciso pensar na estrutura das ruas. O nosso trabalho se concentra justamente nisso, em garantir um serviço de qualidade para que transtornos futuros sejam evitados”, explica Cardoso.

Além do novo pavimento, as obras na rua Aristóteles contemplaram sistema de drenagem, passeio, sinalização vertical e horizontal e paisagismo. Os serviços executados fazem parte do programa de Pavimentação Comunitária e com investimento de R$664.344,11, em uma extensão de 750 metros.

Sobre o equipamento
A Viga Benkelman é composta essencialmente de uma parte fixa e uma viga móvel. A parte fixa é apoiada no pavimento por meio de três pés reguláveis, sendo a viga móvel acoplada a esta por meio de uma articulação, ficando uma das extremidades (ponta de prova) em contato com o pavimento, e a outra extremidade acionando um extensômetro. Desta maneira é possível verificar se existe alguma deflexão no pavimento.

Foto: Marcio Fausto/ PMC