Obras de contenção de enchentes chegam ao Guaraituba

Manilhas de um metro e meio de diâmetro serão colocadas para aumentar a vazão da água

O trabalho é mais uma ação do Programa de Contenção de Enchentes

A manutenção e limpeza da galeria de água, o desassoreamento do rio e a instalação de 50 manilhas evitarão os alagamentos

O morador do bairro Guaraituba, Jorge Guidolin sofre há 50 anos com os pontos de alagamentos que formam próximos a sua casa em dias de muita chuva. Para solucionar este problema que atinge os moradores da Rua Hélio Dalprá esquina com a Rua Pedro Dugonski, a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Obras e Viação está realizando mais uma obra do Programa de Contenção de Enchentes.

“Há muito tempo sofremos com as enchentes, diversas vezes minha casa alagou devido à chuva. Eu acredito que com esse trabalho vai melhorar sim, é bom ver estes trabalhos sendo realizados em nosso bairro,” declarou o morador.

Segundo o diretor de Obras de Combate às Enchentes, João Nowacki com está ação a intenção é dobrar a vazão da água que passa pela tubulação, para isso será instalado no local mais de 50 manilhas de um metro e meio de diâmetro. “Também realizamos a manutenção e limpeza da galeria de água – retiramos cerca de dez caminhões de lixo e terra. A partir de agora vamos desassorear o rio. Essas pequenas ações vão garantir o escoamento da água e minimizar os problemas,” declarou.

Para desenvolver o trabalho de contenção de enchentes está sendo disponibilizada uma retroescavadeira e dois caminhões. O custo da obra será de aproximadamente 50 mil reais. A previsão é que a finalização aconteça até o próximo dia 30 de novembro.

Foto: Marcio fausto/PMC