Novos equipamentos compõem o Programa de Patrulha Agrícola Mecanizada

O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo e uma das equipes do Programa de Patrulha Agrícola Mecanizada

Com a entrada da nova safra de verão os serviços de preparação do solo aumentam nesse período em 70%, em relação ao período de inverno. E para auxiliar os produtores rurais a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Agricultura de Abastecimento adquiriu novos equipamentos para integrar o Programa de Patrulha Agrícola Mecanizada.

Entre os equipamentos estão duas enxadas rotativas e uma enxada rotativa encanteiradora, adquiridos com a arrecadação do fundo municipal da agricultura, de acordo com a lei 1339/2014. “Com os equipamentos e a manutenção em dia, conseguimos atender a demanda de aproximadamente dez atendimentos diários. Com esses números superamos o índice do ano passado, que foram mais de mil atendimentos aos produtores rurais. O sucesso deve-se ao cuidado que a prefeita Beti Pavin tem com o nosso agricultor, não medindo esforços quando se fala em permanência do homem no campo”, ressaltou Toniolo.

O município de Colombo conta com tratores e equipamentos novos e modernos para atender com qualidade a demanda do campo nos períodos de mais trabalhos para os agricultores. O secretário da pasta comenta a importância do Programa: “Esse projeto veio para beneficiar a agricultura familiar, que muitas vezes passa por dificuldades, não somente para plantar ou colher, mas pela falta de acesso. Os produtores rurais a partir desta iniciativa municipal têm a facilidade de usufruir deste grande benefício”.

Sobre as atividades desempenhas pelo Programa
A ação da Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, faz parte do Programa Patrulha Agrícola, que oferece o serviço de aragem mecanizada. Com ele, os agricultores do município têm a possibilidade de explorar o máximo que a terra tem a oferecer, através do trabalho feito com os tratores cedidos pela secretaria.

Entre os principais pedidos dos agricultores em relação aos serviços de tratores agrícolas, estão: os serviços de drenagem, limpezas de tanques e a preparação de terrenos para construções de estufas. “E devido ao bom desempenho dos funcionários da nossa patrulha, conseguimos atender 100% os pedidos feitos pelos agricultores através da secretaria”, destaca o secretário da pasta.

Retroescavadeira, grade aradora, enxada rotativa, encanteirador, subsolador e grade niveladora fazem parte dos equipamentos agrícolas – disponíveis para os serviços em pequenas e médias propriedades rurais de Colombo. O objetivo principal é aumentar a produção e a diversificação dos sistemas produtivos. “Assim, também é possível elevar a renda e consequentemente melhor as condições de vida dos agricultores”, destaca Toniolo. As máquinas e tratores auxiliam no preparo, manejo e recuperação do solo das propriedades.

Para participar
Para participar do programa os interessados devem fazer um cadastro na Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Será necessária a cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Matricula Atualizada do Registro de imóveis, o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) – documento emitido pelo INCRA, Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural ITR e o Cadastro de Produtor Rural. Não será possível protocolar o pedido de serviço o beneficiário sem prévio cadastro.

Lembrando que o uso dos equipamentos e a execução desses serviços são gerenciados e fiscalizados pelo departamento de Agricultura. O trabalho terá uma taxa simbólica estabelecido em tabela. Terá subsidio em 50% o agricultor com Cadastro de Produtor Rural (CAD/PRO) e/ou Declaração de aptidão ao Pronaf (DAP) ativos. A secretaria fica situada na Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771 – Centro, anexo ao Parque Municipal da Uva. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Foto: Marcio Fausto/ PMC