Novas instalações possibilitam ampliação do serviço psicossocial no Osasco

Equipamento conta com equipe multidisciplinar no atendimento a pacientes com problemas de álcool e drogas

Prefeita Beti Pavin e o vice Sergio Pinheiro entregam as novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS/AD)

A prefeita Beti Pavin e o vice-prefeito Sergio Pinheiro entregaram nesta quarta-feira, 09, as novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS/AD) do município. O equipamento público passará a oferecer atendimento à população em novo endereço – na Rua Prefeito Pio Alberti, 544, no Jardim Osasco.

“É um momento de muita alegria poder voltar em menos de um mês aqui na região, pois estivemos entregando a maior Unidade de Saúde do município no último dia 24. Então ofertar e ampliar mais serviços no setor da saúde nos motiva ainda mais a desenvolver ações e programas para nossa população”, disse a prefeita.

O novo espaço visa atender com mais qualidade e conforto os pacientes bem como ofertar melhores condições de trabalho aos profissionais. “A antiga sede não contava com espaços adequados às demandas do município e da população alvo, mas agora os atendimentos e as equipes estarão bem instalados”, afirmou o secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth.

Equipe multidisciplinar

A unidade ampliará a equipe de atendimento, e passará a contar com uma equipe multidisciplinar composta por médico clínico e médico psiquiatra, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, assistente administrativo e auxiliar de serviços gerais que atenderão à população sem necessidade encaminhamento. O horário de funcionamento será das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira.

O local  proporcionará  mais condições de realizar e ampliar as suas atividades voltadas aos cidadãos colombenses, entre elas: o  acolhimento; a  reabilitação psicossocial (reinserção social, assembleias, oficinas, atenção aos familiares, projeto de geração de renda, atividades em grupo ou coletivas; projeto Terapêutico Singular; matriciamento; compartilhamento com a APS do cuidado ao paciente de alto risco; atenção às situações de crises; atendimento multiprofissional; articulação de redes intra e intersetoriais; redução de danos; e acompanhamento de SRT – Serviço Residencial Terapêutico.

“Além de termos mais salas de atendimentos individuais, salas de enfermagem para avaliações, leitos de estabilização e salas para oficinas terapêuticas, assim será possível proporcionar um maior número de atendimento, visando o acolhimento humanizado”, lembrou Dr. Antoninho.

Sobre o CAPS

Os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS são serviços da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS abertos destinados a prestar atenção diária a pessoas que utilizam de maneira abusiva substâncias psicoativas (drogas). Além de oferecem atendimento à população, realizam o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. As unidades também atendem aos usuários em seus momentos de crise.

O CAPS apoia usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento. Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, potencializadora de suas ações, preocupando-se com a pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.

Também participaram da entrega das novas instalações o superintendente da Regional Osasco, Fabio Schueller, o presidente da autarquia Colombo Previdência, Eliseu Ribeiro, os vereadores Edson Baggio, Angelo Betinardi, Gilgera, Elcio do Aviário, Marquinhos do Monte e Vardão.

Foto: Marcio Fausto/PMC