Nova instalação do Cras Rio Verde é entregue à população

O equipamento público já está a disposição para uso e busca proporcionar praticidade e qualidade no atendimento

Na tarde da última quarta-feira, 18, a Prefeita Beti Pavin, acompanhada do vice-prefeito Sergio Pinheiro e da Secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza, entregou a população as novas instalações do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Verde, localizado na Rua Getúlio Vargas, n° 473.

“Ficamos muito contentes em poder inaugurar esse novo espaço, onde acolhemos, capacitamos e auxiliamos a população. Acreditamos que é possível fazer a diferença e entregar esse Centro de Referência é mais uma de nossas conquistas, pensando na família colombense”, destacou a Prefeita Beti Pavin.

O projeto recebeu investimento de R$ 76.500,00 com as obras iniciadas em setembro de 2017, tendo sua conclusão em maio de 2018. A revitalização contou com a ampliação da recepção, construção de banheiros adaptados para pessoas com deficiência, fechamento da cozinha dividindo o refeitório, construção de lavanderia, sala para arquivos, central de gás, troca do piso interno e externo, troca de janelas e portas e da caixa d´água, pintura dentro e fora da estrutura, refeito o telhado, o jardim e o espaço lateral com plantio de grama.

“Ao todo, são seis Centros de Referência de Assistência Social no município que buscam prestar esse tipo de atendimento a quem necessita. Então com essa reforma ampliando o espaço é um ganho para toda a população do bairro. O espaço já está à disposição de todos frisando sempre pelo respeito a pessoa”, disse o vice-prefeito, Sergio Pinheiro.

De acordo com a Secretária da pasta, Maria da Silva Souza, em dois meses de funcionamento, já é possível avaliar o resultado da revitalização para a população. “O número de atendimentos passou de 600 para mais de mil ao mês, podendo agora atender situações que antes não eram possíveis. E, esse é o nosso papel, promover ações politicas para as pessoas em situação de vulnerabilidade com um serviço de qualidade e sororidade”, explicou.

Ainda com a ampliação, foi possível iniciar o trabalho de Acolhida ao Cadastro Único, o qual proporciona uma maior praticidade e qualidade garantindo o atendimento por meio de agendamento com dia e hora marcados.

Estiveram presentes na inauguração o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa; de Saúde Dr. Antoninho Barth, o Superintendente da Regional Osasco, Fábio Schueller; o Diretor da Regional Maracanã, João Dalprá; os vereadores Gilgera, Ângelo Betinardi e Issa.

Também participaram a Diretora da Proteção Básica, Maria Helena de Oliveira Mendes; representando a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social,Larissa Marsolik; a Técnica do escritório Regional de Assistência Social, Marlene Batista da Silva; e os coordenadores dos CRAS, Andressa Siuta (Rio Verde), Patricia Hirata (Maracanã), Daniele Ferreira (Graciosa), José Nilo Lenzi (Guaraituba), Débora Bastos (Sede) e Telma Silva (Roça Grande).

Sobre os CRAS

Na ocasião, coordenadores dos seis Centros de Referência de Assistência Social apresentaram relatórios com avaliações dos trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos.

Ao todo, já são 21 mil famílias cadastradas, somando 80 mil pessoas dividias nas unidades espalhadas pelo município. “Nós pensamos no ser humano e nas boas práticas que cada lugar desenvolve, que com toda certeza faz a diferença na vida do cidadão”, destacou Maria da Silva Souza.

Foto: Marcio Fausto/ PMC