Nova instalação do CRAS Guaraituba é entregue à população

Ao todo são 27 localidades que integram os serviços de proteção básica social; a cerimônia foi marcada com diversas apresentações e homenagens

A Prefeita Beti Pavin, acompanhada do vice-prefeito Sergio Pinheiro e da Secretária de Assistência Social Maria da Silva Souza, inaugurou as novas instalações do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Guaraituba.

Na tarde da última quinta-feira, 08, a Prefeita Beti Pavin, acompanhada do vice-prefeito Sergio Pinheiro e da Secretária de assistência Social Maria da Silva Souza,  inaugurou as novas instalações do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Guaraituba, localizado na Rua Campo Largo, n° 200.O equipamento que integra a estrutura da Secretária de Assistência Social foi elaborado pela Secretária de Planejamento e Orçamento e será utilizado para os serviços de proteção social básica, atendendo 27 localidades da região.

“Esse novo espaço é a casa da população, o local em que acolhemos, capacitamos e auxiliamos. Acreditamos que é possível fazer a diferença e entregar esse Centro de Referência é mais uma de nossas conquistas, pensando em nossos jovens e idosos. Ao todo, são seis Centros de Referência de Assistência Social no município que buscam prestar esse tipo de atendimento a quem necessita”, destacou a Prefeita Beti Pavin.

O projeto recebeu um investimento de R$ R$ 352.306,28 mil – em uma área construída de 265,90 metros quadrados. O recurso é decorrente de um Contrato entre a Prefeitura com o Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica Federal. O local contém uma sala para recepção, sala de atendimento do Cadastro Único, sala da coordenação, sala de atendimento psicossocial, sala de espera, sala de multiuso (realização de oficinas), banheiros feminino/masculino e banheiros adaptados para cadeirantes.

Atualmente, o CRAS Guaraituba atende 9.124 famílias, sendo 380 famílias acompanhadas pelo serviço de Proteção e Atenção Integrada à Família (PAIF) por meio de grupos realizados com equipe do CRAS nos bairros.

Atualmente, o CRAS Guaraituba atende 9.124 famílias, sendo 380 famílias acompanhadas pelo serviço de Proteção e Atenção Integrada à Família (PAIF).

“Hoje é dia de festejar e agradecer, pois essa não é uma conquista nossa, mas da população do bairro Guaraituba. O espaço estará à disposição de todos com diversos cursos e serviços para o atendimento, frisando sempre pelo respeito a pessoa”, disse o vice-prefeito, Sergio Pinheiro.

Na ocasião, diversas apresentações integraram a cerimônia de entrega. Entre elas: A Fanfarra de Colombo (Famcol); o Projeto São Dimas, o Centro de Convivência Girassol; o Projeto Irmão Caçula; a Casa de Passagem Santa Terezinha; a Escola Municipal Padre Durval Secchi, além da homenagem realizadas pelos integrantes dos Projetos Irmão Caçula, São Dimas e Monte Castelo.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza, são cinco anos de trabalho envolvendo profissionais da psicologia, assistentes sociais e educadores. “Com essas lindas apresentações, esses profissionais trazem uma demonstração daquilo que acreditam – a esperança e a vontade de fazer a diferença entre crianças e idosos. Nós temos uma rede de proteção local, no qual estão agregadas 51 instituições formal e governamental. Além da liderança comunitária, que percebem e acolhem aqueles que necessitam”, explicou Maria.

Também estiveram presentes na inauguração os secretários de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo; de Saúde, Antoninho Barth;  de Urbanismo e Habitação, Tania Mara Tosin; de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antônio Ricardo Milgioransa; de Educação, Aziolê Maria Cavallari Pavin. Além dos vereadores Edson Baggio, Gil Gera, Vardão, Dolíria Strapasson e Marcos Dumonte. Marcaram presença o presidente da autarquia Colombo Previdência, Elizeu Ribeiro; representantes da Defesa Civil de Colombo, do Corpo de Bombeiros de Colombo, da Provopar, representando a Secretária da Família e Desenvolvimento Social, Larissa Marsolik; os coordenadores dos Centros de Convivência, Projetos Pró-Criando e Pastoral, educadores, servidores e a população em geral.

Homenagens

No dia 08 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher e para comemorar a data – mulheres de destaque – no desenvolvimento social do município, receberam placas em símbolo de agradecimento. Ao todo, 19 mulheres foram homenageadas com tema “Mulher que faz”.

Foto: Marcio Fausto/PMC