Museu Cristóforo Colombo participa da 12° Primavera dos Museus

Alunos do município realizaram uma série de ações educativas para celebrar a semana

Durante os dias 17 a 21 de setembro, o Museu Municipal Cristóforo Colombo participou da 12ª Primavera dos Museus – organizado anualmente na semana em que se inicia a estação das flores pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

“Foi uma importante ação que envolveu a comunidade escolar com a nossa cultura e a nossa história, principalmente sobre a preservação dos locais históricos presentes em nossa cidade. Os museus como um todo tem essa função de educar e contribuir no despertar de interesse em todas as pessoas”, explicou o secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Paulo César Cardoso.

Com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, o Museu Cristóforo Colombo contou com a participação de alunos do município para a realização de uma série de ações educativas. Entre elas: A reprodução em papel dos lambrequins do Memorial do Imigrante Italiano – Casa Eugênio Mottin e da Réplica da Sociedade Italiana Cristóforo Colombo (Museu Municipal) e também a reprodução em papel da pintura em estêncil existente na sala da Casa Eugênio Mottin.

Além disso, foi promovido uma brincadeira de caça ao tesouro, com a ajuda de quebra cabeças formado por fotos antigas da cidade; oficina sobre a importância e preservação do Patrimônio Histórico-Cultural e a identificação de objetos modernos e antigos.

Segundo o historiador e coordenador do Museu, Fábio Machioski, a Primavera dos Museus é importante para auxiliar na construção de memórias e para o valor do patrimônio cultural musealizado. “Nesse sentido, as ações educativas como um todo contribuem com a formação dos indivíduos, da coletividade e da cidadania, além de auxiliarem na consolidação da função social dos museus”, disse.

Foto: Divulgação/ PMC