Município realiza série de atividades em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental

Ações visam a conscientização da população em relação aos transtornos mentais; programação segue durante toda a semana

Atividades objetivam a conscientização da população com relação à saúde mental

Palestra abre as comemorações em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental

Equipe do CAPS TM durante palestra, que teve como tema Saúde e Bem Estar

No dia 10 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental. Em alusão a esta data, a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde, realiza durante toda a semana uma série de atividades voltada aos pacientes, familiares e moradores do município.

“É preciso mudar a maneira como a sociedade enxerga os pacientes que sofrem com transtornos mentais, por isso a importância desta data. Que este momento de reflexão não fique restrito a este dia”, afirma o secretário de Saúde, Fernando Aguilera.

Uma palestra realizada nesta segunda-feira, (05), com o tema Saúde e Bem Estar abriu a programação do evento, que segue durante a semana com a realização de um picnic no Parque Atuba, na terça-feira, (06), e uma sessão de cinema para a exibição de um filme com o tema de Saúde Mental na quinta-feira, (08).

Além de celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental, a ação tem como objetivo a conscientização da população sobre o tema. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) a estimativa é de que no Brasil, 23 milhões de pessoas sofram com transtornos mentais, sendo pelo menos 5 milhões em níveis de moderado a grave. Mesmo com números tão expressivos o preconceito ainda é uma das grandes barreiras enfrentadas pelos pacientes. “É fundamental que a sociedade saiba lidar com essas pessoas, pois o preconceito pode causar o isolamento dos pacientes, o que intensifica os sintomas”, explica a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial – Transtornos Mentais (CAPS – TM), Suzete Ferreira dos Santos.

Ainda segundo a coordenadora do CAPS TM, a programação é aberta aos familiares e moradores pois a informação é uma ferramenta na hora de diagnosticar a doença. “A demora em identificar os sintomas pode ser prejudicial no tratamento. Por isso a importância de familiares e da própria população estar informada” explica.

O município oferece aos moradores atendimento por meio do CAPS AD (álcool e droga), voltado aos pacientes que sofrem do uso abusivo de álcool e drogas, e do CAPS TM, para tratamento de transtornos mentais severos e moderados de humor, depressivos e psicoses.

Serviço:
Picnic no Parque Atuba
Dia: 06 de outubro (terça-feira)
Horário: 10h
Exibição de um filme com o tema de Saúde Mental, (06), e uma na quinta-feira, (08).
Dia: 8 de outubro (quinta-feira)

Horário: 9h e às 14h

Local: CAPS II-Centro de Atenção Psicossocial