Moradores da Vila Maria do Rosário recebem ações do Programa Nosso Bairro e Dia do Bem

Mais de mil pessoas foram atendidas durante todo o dia; confecção de RG, cadastro para o Armazém da Família e orientações sobre saúde estavam entre os serviços oferecidos

O bairro Vila Maria do Rosário foi escolhido para receber as ações do Programa Nosso Bairro e Dia do Bem, na Escola Municipal Jovino do Rosário.

No último sábado, 30 de setembro, o bairro Vila Maria do Rosário foi escolhido para receber as ações do Programa Nosso Bairro e Dia do Bem, na Escola Municipal Jovino do Rosário. O programa, que está em sua 10ª edição, visa levar a estrutura da Prefeitura Municipal para mais perto do cidadão.

“Foi feita uma verdadeira força tarefa para que as secretarias e instituições parceiras levassem essas prestações de serviço aos moradores. Todos que vieram nesse sábado puderam participar de atividades nos mais diversos setores, e tudo de forma gratuita, e isso mostra a importância e o cuidado que temos tem em trazer esses serviços para mais perto da nossa gente”, destacou a prefeita Beti Pavin.

Durante todo o dia foram realizados serviços e orientações, totalizando mais de 1.400 atendimentos a população e reunindo mais de 150 profissionais – entre equipes das Secretarias Municipais, Guarda Municipal, SANEPAR, equipes da escola e demais parceiros.

Para a Secretaria de Assistência Social, Maria da Silva Souza, este é um importante trabalho de inclusão, no qual são oferecidos aos cidadãos diversos serviços da Prefeitura, além de promover momentos de lazer. “No Programa Nosso Bairro a família toda é beneficiada, podendo aproveitar para resolver alguma pendência e também desfrutar de momentos de descontração com atividades culturais e musicais, além de diversas brincadeiras para as crianças”, disse.

Serviços

A população contou com serviços como: cadastro para o Armazém da Família; cadastro e atualização do CadÚnico; Confecção da 1° e 2° via do RG; orientações sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e violência contra a mulher; atendimento referente a tarifa social de água e luz; atendimento jurídico pela OAB, divulgação de vagas de emprego; entrega de mudas para a população, Coleta Verde, bazar, corte de cabelo e esmaltação de unha.

Já na área da saúde foram realizados testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites. Consultas com clínico geral e dentistas, aferição de pressão, além de orientações sobre prevenção da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

O Nosso Bairro contou também com muita música, teatro, dança e atividades infantis como: pintura, contação de histórias e brinquedos para as crianças. Vale lembrar que junto da 10ª edição do Nosso Bairro, aconteceu também o Dia do Bem, promovido há quatro anos pela Escola Jovino do Rosário.

Diretora da escola há mais de 20 anos, Mara Zonta, explicou como surgiu a ideia de promover o Dia do Bem para a comunidade. “São muitos anos aqui, então consigo conhecer mais sobre o bairro e a população. O Dia do Bem surgiu nas atividades desenvolvidas nas aulas de informática, tomou conta da escola e então abrimos para a população. E essa parceria entre o poder público e a escola é muito importante porque possibilita a aproximação das pessoas com os serviços tem direito”, conta.

Presenças

Estiveram presentes durante o evento o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antônio Ricardo Milgioransa; o Secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth; o Diretor da Regional Maracanã João Dalprá; os vereadores Angelo Betinardi, Sidnei Campos e Marquinhos Dumonte; o coordenador Marcelo Castilhos e equipes de servidores que totalizaram mais de 150 profissionais e voluntários.

Foto: Ilson L. de Jesus/ PMC