Ministro da Saúde visita Santa Casa de Colombo

A Prefeita Beti Pavin acompanhou o ministro e falou sobre a importância da reabertura do hospital para a população

_DSC6657 _DSC6664O ministro da saúde, Ricardo Barros, visitou no final da tarde desta segunda-feira, 26 de setembro, a Santa Casa de Colombo. Barros foi recebido pela Prefeita de Colombo, Beti Pavin, o secretário de Saúde, Darci Martins Braga, o diretor financeiro do hospital, Diogo Vasconcelos, administrador judicial, Joaquim Rauli e também pelos secretários municipais e vereadores.

O ministro, que veio de Brasília cumprir agenda, conheceu a estrutura do hospital e seus serviços. Durante a visita a Prefeita Beti Pavin falou da satisfação de participar da reabertura da Santa Casa de Colombo e, assim, trazer novamente os serviços de saúde para perto da população. “A construção da Santa Casa de Colombo teve início em 1959, é um hospital como uma história importante para o município. Estamos muito felizes em reabri-la, pois a população precisa de atendimento médico de qualidade e próximo de suas casas”, ressaltou Beti Pavin.

De acordo com o ministro da saúde, entre as prioridades desta gestão será a informatização do SUS (Sistema Único de Saúde). “Estamos aqui cumprindo uma tarefa muito importante que é cuidar da saúde dos brasileiros. Estamos enfrentando grandes desafios e lutando por uma boa causa. Com o sistema informatizado e devidamente integrado, todo o registro dos pacientes passa a ficar disponível em um único banco de dados. Dessa maneira, com a implantação de prontuários eletrônicos – vamos evitar a repetição de informação. E assim, deixar a saúde em melhores condições. Há um planejamento e vamos repensar o modelo atual da saúde”, disse o ministro.

Na oportunidade, Barros conheceu as alas do hospital, entre elas o Centro Cirúrgico com três salas equipadas.  A Santa Casa de Colombo conta com 70 leitos, centro cirúrgico, centro de material esterilizado, pronto-atendimento, áreas de apoio (técnica e administrativa), centro de especialidades, exames e laboratório. Sendo um hospital de referência para o município de Colombo. Antes do fechamento, a Santa Casa realizava aproximadamente 6.500 atendimentos/mês entre consultas, exames e internamentos e 750 Procedimentos/Cirurgias. Vale lembrar, que 98% destes atendimentos, eram atendidos pelo SUS.

Foto: João Senechal/ PMC