Mais obras de Contenção de Enchentes acontecem em Colombo

As obras se concentram nas Ruas Alberto Bedin, na Vila Zumbi, e Gustavo Kabitschke, no bairro Rio Verde

A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Obras e Viação em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, executa mais duas obras do Programa de Contenção de Enchentes – programa que acontece em todo o município desde 2013.

Na Rua Alberto Bedin, localizada na Vila Zumbi, as obras estão em fase de conclusão. Devido às fortes chuvas, a rua precisou receber serviços de canalização emergencial do rio. Cerca de 50 peças de aduelas foram instaladas para conter a erosão. A obra, que começou há 15 dias, tem previsão de término ainda para essa semana. A Rua Alberto Bedin, além de abrigar cerca de 32 famílias, é uma das principais vias de acesso ao bairro.

Já na Rua Gustavo Kabitschke, localizada no bairro Rio Verde, as obras foram divididas em três etapas. A primeira fase, já concluída, contou com a colocação de 400 manilhas entre as Ruas Princesa Isabel e São Pedro. Ainda foram realizadas obras para a captação de águas pluviais, como a construção de bueiros e de caixas de sedimentação.

Para a segunda etapa que passa pela Rua Curitiba até a Rua Manuel Alves Franco, haverá a colocação de pequenas bacias que tem como função liberar as águas das chuvas lentamente, evitando o transbordamento dos rios.

Na segunda etapa, haverá a colocação de pequenas bacias que tem como função liberar as águas das chuvas lentamente, evitando o transbordamento dos rios.

Na etapa final das obras na Rua Gustavo Kabitschke – estão previstos os serviços de canalização e colocação de manilhas entre a Rua Sudão até o Rio Atuba. O objetivo é que a água que fica acumulada nas ruas possa ser concentrada nas manilhas. A segunda e a terceira etapa ainda estão em fase de projetos. Ao todo, as obras de contenção de enchente nas três etapas devem custar cerca de R$ 1 milhão.

Para o secretário de Obras e Viação Agnaldo Santos, as obras visam trazer mais segurança aos moradores. “Queremos diminuir ao máximo as consequências trazidas com as enchentes. Sabemos que elas trazem prejuízos e diversos problemas aos moradores e queremos minimizar isso. Com as obras realizadas, ainda que chova, os moradores e todos que passam pelas ruas poderão ficar mais seguros e tranquilos”.

O diretor de Obras de Combate às Enchentes João Nowacki, destacou que os moradores também podem contribuir. “Cuidar para que os ralos estejam desobstruídos ajuda a evitar o alagamento. Por isso, os moradores podem denunciar sempre que virem qualquer tipo de resíduos sólidos nas ruas, além de participar dos sistemas de coleta”, alertou Nowacki.

Foto: Marcio Fausto/ PMC