Mais de 800 alunos são certificados pelo Proerd

Um dos objetivos do programa é evitar o aumento do índice de jovens envolvidos com drogas e violência

No último sábado, dia 01, aconteceu a certificação de mais 800 alunos, do 5° ano, de oito escolas da Rede Municipal de Ensino que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O curso é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Polícia Militar do Paraná (PMPR). O evento aconteceu no Pavilhão de Eventos, no Parque da Uva, e reuniu mais de 1.100 pessoas entre alunos, pais, professores e convidados.

“Nosso principal objetivo é levar às crianças ações de prevenção contra as drogas – tanto lícitas como ilícitas – para que possam ser capazes de fazerem suas escolhas conscientemente, e para que saibam dizer não”, afirmou a secretária da pasta Aziolê Maria Cavallari Pavin. A secretária ainda destacou a importância da realização do programa nos últimos anos. “O Proerd virou uma marca. Ensinamos as crianças hoje e poderemos ver os resultados futuramente. Sempre ouvimos histórias daqueles que já passaram pelo curso e destacam a relevância dele em suas vidas, e esses relatos nos trazem uma grande alegria e satisfação, mostrando que estamos no caminho certo”.

Entre as escolas participantes, estão a Escola Rural Municipal João José Gasparin, a Escola Municipal Monteiro Lobato, a Escola Municipal Dra. Zilda Arns Neumann, a Escola Municipal John Kennedy, a Escola Municipal Antonio Cavassin, a Escola Municipal Vereador André Nadolny, a Escola Municipal Santa Isabel e a Escola Municipal Agripino João Tosin.

O programa é aplicado por policiais militares e profissionais da área de educação. Ao todo, são 10 aulas ministradas em um período de três meses. Os temas abordados buscam ensinar os alunos a lidarem com situações cotidianas em que devem dizer não às drogas.

As próximas turmas de formação do curso Proerd estão previstas para o primeiro semestre de 2019. As escolas participantes ainda não foram definidas.