“Literatura na Educação Infantil” desperta prazer pela leitura

De forma lúdica e criativa projeto incentiva o hábito de ler e estimula o desenvolvimento de valores como ética, solidariedade e amizade

Depois da contação de histórias alunos desenvolvem trabalhos manuais

“Desenvolver o hábito da leitura é algo que deve ser pensado desde o princípio da vida escolar da criança”, garante a educadora Deníria Garcia de Lima, ao desenvolver o projeto “A Literatura na Educação Infantil” com alunos na faixa etária dos quatro anos, que frequentam a turma do maternal ll, período integral, do Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Pedacinho do Céu, em Colombo.

Deníria ao propor o trabalho que é realizado três vezes por semana, afirma que um dos objetivos trata da importância de incentivar o contato com as obras literárias e apresenta diversos gêneros aos pequenos. Lembra ainda que precisa ser valorizada a prática da leitura em sala de aula como momentos preciosos de aprendizagem, interação e diversão para o educando.

A educadora cita também que descobriu na literatura infantil uma atividade lúdica e pretensiosa com consequências que asseguram atenção, sensibilidade e melhor aprendizado. “Tudo isto sem deixar de lado a diversão”, relatou.

Temas relacionados aos valores humanos exigidos para alcançar êxito durante a vida profissional, pessoal e sentimental como respeito ao próximo, ética, solidariedade, valor da amizade e tolerância são ensinados através de fábulas, contos de fadas e lendas.

Segundo Deníria a encenação do inusitado, do épico e a narrativa de imagens despertaram interesses por conteúdos da matemática, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade. A educadora acredita que o conto infantil leva à imaginação, à criatividade e inteligência, pois ao ouvir uma história, os alunos viajam por um mundo encantado, onde o feio se torna belo e o sonho se torna realidade. “O trabalho com a literatura proporciona momentos de interação com o grupo, assimilação de regras e normas de boa conduta”, destacou.

A educadora do CMEI Pedacinho do Céu lembrou que muitas histórias contadas e criadas pelos alunos refletem situações de seu cotidiano e da sociedade que estão inseridos.

De acordo com a diretora do departamento de Educação Infantil, da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esporte, Áurea Rosa, a introdução de atividades literárias na segunda infância, de três a seis anos, estimula o processo de alfabetização da criança e desenvolve sentimentos de sensibilidade e independência.

Está, é a fase pré-escolar, quando ocorre o maior desenvolvimento das capacidades motoras e das capacidades mentais como, memória, inteligência, linguagem e aprendizagem. “A partir da audição dos contos infantis os alunos adquirem autoconfiança. É importante incentivar projetos que colaborem com o desenvolvimento de nossos pequenos”, acredita.

Cantinho da leitura
Ter um lugar especial, onde a imaginação é estimulada, e a principal intenção é despertar o prazer de ler, este é o lugar que as crianças denominam de Cantinho da Leitura. De maneira didática e divertida, Deníria Garcia relata que o ato de ouvir uma história traz experiências no espaço escolar e amplia o convívio social e afetivo.

A educadora percebeu durante o desenvolvimento do projeto que a partir da audição dos contos infantis as crianças revelaram autoconfiança e começaram a interagir com os colegas. Para ela, favorecer o desenvolvimento da criança implica em conhecer e valorizar as habilidades características de sua faixa etária e propor-lhes desafios compatíveis.

Atividades como, rodas de histórias, dramatizações, mímicas, imitações, produções orais e escritas são métodos utilizados para enriquecer as aulas. A avaliação das aulas de leitura é realizada de forma contínua ao longo do desenvolvimento do trabalho com atividades manuais e a participação das crianças.

BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br