Jovens Poloneses participam da Semana Missionária em Colombo

40 jovens Poloneses e Colombenses se uniram em um tour aos pontos turísticos da cidade

Grupo Polonês faz um tour ao Circuito Italiano de Turismo Rural previsto na Semana Missionária em Colombo

Jovens Poloneses e Colombenses se uniram na quinta-feira, 18, para visitar os pontos turísticos do Município, que fazem parte das atividades prevista na Semana Missionária, que iniciou no último dia 13, com a intenção de preparar os jovens para participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, nos próximos dias 23 à 28 de julho.

A primeira visita na tarde da quinta-feira, de acordo com a programação da semana, foi ao Parque Municipal Gruta Do Bacaetava, onde assistiram a um documentário que explana sobre o local, após visitaram a gruta e ficaram encantados com as belezas naturais e diversidades da fauna e flora. Em seguida, fizeram um tour até a Vinícola e ao Pesque e Pague e Colha e Pague Gasparin, que fazem parte do Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo.

O Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Antônio Ricardo Milgioransa, relata que é maravilhoso ver o município presente no contexto mundial para abrigar povos de diferentes culturas unidos pela mesma missão: propagar a paz. “Outro fator relevante é a divulgação que está sendo realizada do turismo local e sobre a cultura da região. Isto significa a valorização da nossa cidade em um contexto mundial”, relata.

A irmã Irmina Syroka, da Congregação das Irmãs Beneditinas Missionárias na Polônia, afirma que encontrar outros povos e aprender sobre novas culturas é uma alegria imensurável. Segundo ela, a Jornada Mundial da Juventude, é a oportunidade dos jovens de expressar a fé, a alegria e esperança e, com certeza, conquistar maior espaço dentro da igreja católica. “Confiamos que a juventude que acredita em Deus poderá melhorar o mundo”, fala.

De acordo com a responsável pela Pastoral da Família, na Paróquia Santa Terezinha, em Colombo, Maria Suely Bruz, a JMJ significa a união de milhares de jovens espalhados pelo mundo, com diversidades culturais, porém o mesmo ideal, a busca de espaço na sociedade, através da religião católica. “O jovem é a transformação do hoje, apesar da pouca experiência, representam esperança. Não há como a juventude ter boas atitudes a não ser dentro do cristianismo”, afirma.

História

Líderes da igreja católica, Jovens poloneses e colombenses visitam o Parque Municipal Gruta do Bacaetava

Segundo o Padre Alex Cordeiro, Assessor do Setor Juventude, da Arquidiocese de Curitiba e Região Metropolitana, a Jornada Mundial da Juventude é um dos principais eventos da humanidade, comparou com a que aconteceu na década de 90, em Manila, nas Filipinas, onde reuniu cinco milhões de jovens. “O importante é entender o evento como um acontecimento que congrega povos, diversas culturas, visões políticas e propaga a paz”, argumenta.

Para o Padre Cordeiro, de fato representa a solidariedade, cultura do amor, não apenas para as pessoas católicas, mas para toda a sociedade. No ano de 2006, lembra que a menor edição do evento aconteceu na Austrália, quando reuniu 800 mil pessoas.

No município, relata que, a preparação para a Jornada, é a oportunidade de trabalhar valores e propagar o amor e, mostrar ao jovem que para ser valorizado e encontrar um lugar na sociedade não precisam recorrer a nenhuma alternativa que desvalorize a vida.

Fotos: Bruno do Carmo