Jovens participam da Oficina de Redação preparatória para o Enem

No próximo domingo, dia 04, acontece a primeira etapa das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Além da redação, as provas abordarão conteúdos de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos. Para contribuir com os conhecimentos dos estudantes, a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude, promoveu uma Oficina de Redação. A iniciativa aconteceu na última quinta-feira,01, na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, e contou com a participação de 20 estudantes. A atividade faz parte do Projeto Agentes de Leitura 2018.

“Sabemos que essa é uma fase de extrema importância na vida dos estudantes. Por isso, nosso principal objetivo proporcionar, da melhor maneira, uma boa preparação para os nossos alunos, para que, assim, se desenvolvam e estejam capacitados para a realização das provas do Enem”, afirmou o secretário da pasta Paulo César Cardoso.

A coordenadora do Projeto, em Colombo, Ângela Maria Mottin, explica que a ideia da oficina partiu de uma observação da vontade dos alunos em se desenvolverem mais para a prova. “Observamos vários alunos vestibulandos que vinham e emprestavam livros sobre técnicas de escrita e de redação. Dessa forma, percebemos a necessidade em disponibilizar algo que pudesse ajudá-los”.

A oficina abordou conteúdos gerais de produção de texto, com dicas de escrita, estrutura e continuidade do formato exigido pela prova. Os alunos ainda tiveram a oportunidade de desenvolver a prática da redação. O professor Alexandre Brasil, foi o responsável por ministrar a aula. De acordo com ele, todos os alunos “foram muito receptivos e esforçados, demonstrando que já possuíam uma base sólida de estudos”. Para aqueles que farão a prova, o professor ainda destacou que devem estar atentos às notícias de jornais e às questões políticas e sociais que vêm sendo abordadas. “Surpresas sempre podem acontecer, por isso é importante estar antenado”.

O vestibulando Thomas Renan Honorato, de 17 anos, já vem estudando há muito tempo para a prova. O futuro psicólogo conta que a oficina foi valorosa para sua preparação, assim como recordar algumas temáticas. “Eu já estudo, tenho minha preparação para a prova. Mas aulas assim são muito boas para esclarecer dúvidas, e lembrar de alguns detalhes que às vezes acabam passando”.

Oficina de Contação de Histórias

A próxima atividade desenvolvida pelo Projeto Agentes da Leitura será a Oficina de Contação de Histórias, que acontece nos dias 20, 21, 22 e 23 de novembro na Biblioteca Pública Municipal, localizada no Centro de Colombo.