Jovens do município participam ativamente da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O evento foi aberto ao diálogo, formulação e avaliação das políticas sociais e públicas, em relação os direitos da criança e do adolescente

Autoridades apresentam as propostas anteriores que já foram realizadas até o momento

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, da Prefeitura de Colombo, promoveu no último dia (21) a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e a do Adolescente. O evento, que foi aberto à população, aconteceu no auditório da Regional do Maracanã.

O conselho tem como principal objetivo a formulação e avaliação das políticas sociais e públicas, em relação os direitos da criança e do adolescente. “É um dever de todos, seja a família, a sociedade e o Estado em proteger os seus direitos e garantir as necessidades primordiais”, destaca a prefeita Beti Pavin.

Mais de 250 pessoas estiveram no local, entre elas, crianças e adolescente do município que participaram ativamente da conferência

No primeiro momento, foram apresentadas todas as propostas do ano anterior, que já foram concretizadas. Em seguida, foi ministrada uma palestra sobre as políticas de trabalho com as crianças e adolescentes do município. E no período da tarde, os participantes da comissão organizadora do evento, apresentaram as novas propostas para este ano, sendo a principal delas, a mobilização para prestar atendimento e acompanhamento ao jovem no período de dez anos.

Aproximadamente 250 pessoas, entre trabalhadores na área de assistência social, ONGs e sociedades civis organizadas, estavam presentes. E de acordo com a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza as crianças e adolescentes de colégios da região também marcaram presença na conferência e participaram ativamente das atividades e propostas. “A participação desse grupo foi de grande importância, visto que a atenção a nossa população infanto juvenil é prioridade, o momento foi especial, pois ouvimos as propostas diretamente de quem mais nos interessava”.

Sobre a eleição para os membros do Conselho Tutelar

Lembrando que no dia 4 de outubro acontecerá a eleição para os membros do Conselho Tutelar do município e seus respectivos suplentes para o mandado de quatro anos, entre 2016 a 2020, conforme o edital de nº 001/2015.

Segundo o edital, as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 1º de julho. Serão oferecidas cinco vagas para membros efetivos e os demais serão suplentes, pela ordem de eleição. Os conselheiros tutelares terão que cumprir a carga horária de 40 horas semanais, sendo o atendimento ao público entre as 8h às 17h, de segunda a sexta.

Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o teor do Edital e certificar-se de que preencheu todos os requisitos nele expressos.

Foto: Marcio Fausto/ PMC