Inverno, a estação das hortaliças e das geadas

Vários fatores contribuem para o cultivo em Colombo; a adaptação das plantas ao clima e a pouca incidência de pragas, devido à baixa umidade e a escassez das chuvas

Os produtores de hortaliças em Colombo já se preparam para a temporada das geadas.

Embora o inverno comece oficialmente no dia 21 de junho, as primeiras semanas de junho já bateram recorde de temperaturas baixas. E, os produtores de hortaliças em Colombo já se preparam para a temporada das geadas. Além de mantas de TNT e lonas usadas durante a noite, para diminuir as consequências das geadas sobre a plantação, é comum também a utilização de estufas climatizadas para o cultivo de hortaliças. Totalizando, são aproximadamente 1200 produtores na região.

“Algumas espécies são muito sensíveis e a quantidade de água absorvida pela planta, torna-se prejudicial em contato com a geada. Quanto maior a umidade, maior também será o impacto do frio, muitas vezes tornando a planta imprópria para o comércio”, explica o secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Toniolo.

Na região de Colombo, a geada branca é mais frequente, e o prejuízo é menos avassalador, pois congela apenas a planta por fora. Já fenômeno climático conhecido como “geada negra” ou “geada preta” acontece quando queima a planta por dentro, deixando-as com aparência escura. “Embora, isso aconteça apenas quando se combina a baixa temperatura, ou seja, 0°C, com ventos intensos e ar seco”, ressalta o secretário.

Pois, além do frio, a oscilação de temperatura também influencia na produção e no preço final dos produtos. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, de acordo com o secretário da pasta, apoia o agricultor sempre que necessário.

“Priorizamos o investimento em cultivo protegido. A secretaria disponibiliza toda a terraplanagem e o preparo do solo destas áreas. Nossa intenção é ajudar na prevenção para que os agricultores não tenham prejuízos com as geadas”, conta Toniolo.

Lembrando que neste mês de maio, ainda existem culturas de verão que estão em fase de colheita, como o chuchu, tomate, vagem e pimentão verde.

Hortaliças da época

As hortaliças folhosas, por exemplo, a alface, brócolis, couve flor, repolho, rúcula, agrião, escarola, couve manteiga, espinafre e acelga são as mais produzidas no município, nesta época do ano. “Devido à adaptação ao clima da região e dependendo da qualidade da planta são mais resistentes à geadas”, explica Toniolo que acrescenta. “Além de ser um período em que as incidências de pragas são menores, em consequência da baixa umidade relativa do ar e pelo fato de não termos tantas chuvas como a época de verão”.

Também durante a estação mais fria do ano são produzidas várias espécies de vegetais como a beterraba, rabanete, cenoura e abóbora. A opção de plantio de inverno em Colombo se deve ao período entre safra que acontece de maio a outubro.

“Esse período do ano, o risco é eminente devido às geadas, por isso que a maioria dessas variedades de plantio são produções de baixo custo, e o ciclo de produtividade é mais curto”, enfatiza o secretário.

Consumo saudável

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de hortaliças de, no mínimo, 400 gramas por pessoa, por dia. Porém, apenas um terço dessa quantidade, recomendada pela entidade é consumida. Ou seja, 62,7% dos brasileiros não cumprem a recomendação. A Prefeitura de Colombo, por meio da secretaria de Agricultura e Abastecimento incentiva o consumo de hortaliças.

Foto: João Senechal