Incontro dei Difusori del Talian 2020 será realizado em Colombo

O Talian – língua de herança dos descendentes de imigrantes foi reconhecido como Referência Cultural Brasileira, em 2014, e ainda é falado no município

Representantes de Colombo e da Prefeitura Municipal durante encontro que aconteceu na cidade de Nova Erechim, em Santa Catarina.

Colombo, referência cultural italiana no Paraná, receberá o XXIV Incontro dei Difusori del Talian 2020. O evento, que está previsto para acontecer no mês de novembro, do próximo ano, pretende apresentar projetos de incentivo à cultura e língua – herança dos descendentes de imigrantes vindos norte da Itália para o Brasil.

“Ficamos felizes em poder fazer parte desse encontro que visa, principalmente, a preservação e potencialização deste patrimônio cultural, que é o Talian”, disse Prefeita Beti Pavin.

Neste ano, o encontro aconteceu entre os dias 25 e 27 de outubro, na cidade de Nova Erechim, em Santa Catarina – com uma programação repleta de manifestações culturais do Talian, como a “Santa Messa”, o “Fiò” (Sarau) e a “Sena Taliana” (Jantar) – com comidas típicas e apresentações folclóricas de dança e canto.

O objetivo do encontro foi reunir grupos de pesquisadores voluntários de distintas áreas de atuação – e inovar, registrar, descrever e também analisar a língua Talian – falada na região de colonização Italiana, abrindo espaço para apresentarem suas ideias.

A ação foi organizada pela Associação Italiana Vêneta, de Nova Erechim e pela Associação dos Difusores do Talian – Assodita, juntamente com o Centro de Estudos Vênetos no Paraná e do Iphan – Curitiba, dos quais o Museu Municipal Cristoforo Colombo – equipamento cultural da Prefeitura Municipal – é parceiro.

“O museu da nossa cidade exerce uma função muito importante, pois é o único que se dedica em contar a história da imigração italiana, sobretudo vêneta, para a nossa região”, enfatizou o agente cultural e gestor do Museu, Fábio Luiz Machioski – que representou a Prefeitura Municipal e o Departamento de Cultura de Colombo.

Representou também o município de Colombo – Diego Gabardo, da Associazione Veneti nel Mondo – Colombo e da Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia. Os representantes realizam trabalhos de pesquisa e resgate para a salvaguarda do Talian no Paraná. Além de explanarem sobre a região de Colonização Italiana e suas especificidades, como também marcas de identidade italiana existentes na cidade.

“O principal objetivo é preservar os costumes da cultura Italiana e recuperar os princípios do município, mesmo com o passar dos anos e com a mistura das descendências. Pela primeira vez, o encontro acontecerá fora do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e podendo o município, tornar-se a capital paranaense do Talian e ser mais uma vez pioneira no estado do Paraná – com a língua daqueles que fundaram a nossa cidade,” afirma Machioski.

Sobre o Talian

O Talian é um dialeto falado principalmente pelos imigrantes italianos e descendentes no sul do Brasil, proveniente da região de Vêneto. Mesmo não sendo uma língua oficial, o Talian é falado por cerca de meio milhão de pessoas.

Também chamado de vêneto-brasileiro, o Talian foi reconhecido como Referência Cultural Brasileira no ano de 2014, e ainda é falado no município, como também nas outras regiões de Curitiba onde se instalaram colonos italianos no final do século XIX, oriundos sobretudo da Região do Vêneto.