Iluminação Pública: Prefeitura inicia a substituição de lâmpadas tradicionais por luminárias de LED

Os postes das vias públicas do Monte Castelo já receberam novas luminárias de LED.

Os bairros Alto Maracanã, Atuba, Guarani, Sede, Monte Castelo estão mais iluminados. Isso deve-se aos trabalhos de substituição das lâmpadas tradicionais (de vapor sódio) nos pontos de iluminação. Os postes das vias públicas recebem novas luminárias de LED. É o início da troca de luminárias que se estenderá para diversas regiões de Colombo.

A expectativa é de que 50% do município receba a modernização da iluminação, ou seja, cinco mil pontos atingidos, durante todo o ano de 2019 e 2020.O cronograma segue para o bairro Eucaliptos. “As vias que recebem pavimentação asfáltica também vão ganhar iluminação LED, simultaneamente”, afirma a Prefeita Beti Pavin.

A implantação do novo sistema de iluminação LED é colocada em prática em diferentes bairros. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Obras e Viação, e visa melhorar a iluminação pública e contribuir para a redução da criminalidade.

“A substituição garante modernização e melhor visibilidade. Dessa maneira, a área de segurança é beneficiada. As pessoas podem caminhar com mais tranquilidade, pois as vias estarão mais claras”, explica o secretário da pasta, Agnaldo Santos. A iluminação de LED proporciona uma qualidade superior, além de contribuir com a redução de consumo e manutenção.

As ruas da Sede contam com a implantação do novo sistema de iluminação LED.

Entre as vantagens da iluminação LED está na economia: contenção de mais de 40% do consumo de energia elétrica. Além da durabilidade, ou seja, uma vida útil de cerca de 50 mil horas ou seis anos. Já as lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão duram, em média, 20 mil horas.

De acordo com o secretário os serviços são realizados em etapas, e está sendo ampliado para contemplar todos os bairros. “O impacto no meio ambiente também é menor já que não possui metais pesados, diferente das tradicionais lâmpadas de vapor de sódio, mercúrio ou vapor metálico. Outro fator é o tempo de uso que se for prolongado pode ser extremamente prejudicial, além do descarte de forma inadequada”, conclui.

Foto: Ilson L. de Jesus/ PMC