II Encontro da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica reúne diversos profissionais

A ação proporcionou o debate sobre as atividades realizadas ao longo do ano e possíveis desafios para 2019

Para o próximo ano, estão previstas formações com as equipes de saúde e assistência social, para que possam estar melhor capacitados para realizar os atendimentos.

Pensando em promover a conscientização e sensibilização quanto a prevenção da violência contra a mulher, aconteceu, na última sexta-feira, dia 14, o II Encontro da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica no Município.

“Somos a articulação entre os órgãos públicos, a população e as vítimas. Queremos, assim, dispor de um ambiente de acolhimento à mulher e oferecer políticas públicas e prestações de serviços necessárias para as vítimas, garantindo sua proteção. Temos como um dos nossos objetivos fazer com que todas as mulheres possam se sentir acolhidas”, ressalta a secretária de Assistência Social Maria da Silva Souza.

Com a temática “Um ano de existência da Rede de atenção à mulher vítima de violência doméstica no município: Avanços e Desafios”, o encontro proporcionou uma reflexão quanto ao trabalho realizado ao longo do ano, visando ações futuras e buscando envolver, cada vez mais, órgãos públicos e a população, para que seja possível ampliar o engajamento nas ações da Rede no próximo ano. Ao todo, quase 60 pessoas participaram da ação – entre representantes do poder judiciário, do ministério público, dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), das secretarias de saúde e assistência social, do conselho municipal da mulher, do sindicato dos servidores públicos, das casas de acolhimento, além das próprias vítimas.

O secretário de Saúde Antoninho Barth, que também esteve presente no evento, destaca a importância do encontro. “Infelizmente a violência contra a mulher ainda é uma realidade em nossa sociedade. O encontro é uma forma das formas existentes em que podemos pensar em estratégias para lutar contra isso e engajar ainda mais a população nessa luta”.

A ação funciona de modo contínuo. Assim, todas as mulheres atendidas são encaminhadas para atendimento especializado em diversas áreas, como a de assistência social, orientação psicológica e jurídica, eventuais mudanças de endereço e de segurança pública. Além disso, as equipes também são encarregadas do encaminhamento para o mercado de trabalho, transferência de escola para os filhos (quando necessário), e realizam todo o acompanhamento com as vítimas para delegacias ou hospitais. Todos os atendimentos acontecem de modo sigiloso, garantindo, assim, a privacidade de cada mulher. Em 2018, cerca de 250 mulheres receberam atendimento quanto a violência doméstica.

O encontro foi promovido pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Assistência Social através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Mais informações pelo telefone (41) 3606-3506.

Serviço:

Disque denúncia: 181