II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência acontece no dia 19

Publicado em: 08/06/2015 | Destacado em 18/06/2015

O evento promoverá debates envolvendo a sociedade civil e o poder público sobre a implementação de políticas sociais para as pessoas com deficiência

A II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência traz como tema “O desafio na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: A transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos”. O encontro acontece no dia 19 de junho, das 8h às 13h, no auditório da Regional Maracanã, localizada na Rua Dorval Ceccon, 664.

Entre os objetivos da ação será eleger quatro delegados (as) para IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e referendar a nova gestão do conselho. Além de analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, políticas relacionadas à pessoa com deficiência.

“A conferência será realizada por meio de uma abordagem ampla e agregadora, tanto no que se refere às políticas setoriais, quanto no diálogo com outras temáticas que afetam os direitos humanos: gênero, raça, orientação sexual e ciclos de vida”, destaca a secretaria de Assistência Social, Maria da Silva Souza.

O evento, promovido pela prefeitura de Colombo por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com Secretaria de Assistência Social – será destinado as entidades, organizações de defesa ou atendimento de pessoas com deficiência, instituições de pesquisa e ensino superior, conselhos municipais, associações de bairros e sociedade civil em geral.

“O evento promoverá debates com participação social e política, envolvendo a sociedade civil e o poder público. A finalidade é a avaliação, o acompanhamento e a proposição de diretrizes e ações estratégicas para a implantação e implementação de políticas sociais para as pessoas com deficiência”, explica a secretária da pasta.

Outros temas

A II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência também discutirá sobre a identidade de gênero e raça, diversidade sexual e geracional; órgãos gestores e de instâncias de participação social e interação entre os poderes federados.